Painel Ufes de Cultura discute sobre o teatro na universidade como forma de conhecimento

No último dia da Mostra de Conhecimento, o diretor de Artes Cênicas da Ufes Lucas Lacher convidou a professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Vilma Campos e o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Wagner Cintra para debaterem sobre Teatro na universidade como forma de conhecimento.

A professora Vilma Campos apontou que, atualmente, a formação em Teatro ainda não tem visibilidade entre os cursos de graduação. “Grande parte dos cursos são de licenciatura. Isso porque o bacharelado em Teatro não é visto como uma área de conhecimento. Essa estatística mostra a desvalorização do campo de estudo”, afirma.

Já o professor Wagner Cintra destacou a importância de se estudar como as relações humanas podem ser desenvolvidas por meio da arte. “O teatro vai além do entretenimento, mas é também produção de conhecimento científico. O teatro muda a maneira de pensar sobre a realidade”, ressaltou.

Ao final do debate, o professor apontou também que ainda há preconceito com as diferentes áreas de atuação, sendo a maioria reduzida a profissionais amadores e sem capacidade de produzir estudo e conhecimento que agregue valor para a sociedade.

A Semana do Conhecimento, que teve início na última terça-feira, 24, terminou nesta sexta, 27, com toda a programação gratuita e on-line. O evento foi parte da 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) do Espírito Santo. O vídeos gravados das mesas, conferências, mostras e apresentações musicais podem ser assistidos nos canais Ufes Oficial e Proex Ufes no YouTube.

Texto: Breno Alexandre (bolsista de Comunicação)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)