Outubro Rosa: Hucam-Ufes disponibiliza exames de prevenção para colaboradoras

06/10/2020 - 17:49  •  Atualizado 07/10/2020 18:43

Durante o mês de outubro, todas as servidoras e colaboradoras que atuam no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), incluindo as funcionárias de empresas terceirizadas, que tenham entre 25 e 65 anos, poderão realizar seus exames de prevenção de câncer de mama e colo do útero no ambulatório de Ginecologia do Hospital (Casa 2). Para agendar os procedimentos, basta comparecer à recepção do local com o crachá em mãos.

A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As consultas serão realizadas até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, durante a tarde, pelos médicos residentes de Ginecologia e Obstetrícia, sob a supervisão dos professores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.

Nessas consultas, será realizada anamnese e exame físico ginecológico, bem como coleta de exame preventivo do colo uterino e solicitação de outros exames complementares para o rastreio de câncer ginecológico, se necessário. As pacientes poderão, ainda, responder a um questionário de risco para câncer de mama e ginecológico.

Assistência

O câncer de mama consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. Idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, excesso de peso, história familiar e mulheres que não tiveram filhos ou tiveram após os 35 anos representam fatores de risco para desenvolver a doença.

O Hucam-Ufes, referência no Espírito Santo em oncologia, realiza um trabalho permanente de assistência às mulheres por meio de um atendimento especializado nas doenças mamárias, principalmente o câncer de mama e outras patologias, como cistos, atrofia, nódulos e assimetria (quando a forma e o tamanho das mamas são diferentes uma da outra).

O tratamento é oferecido pelo Serviço de Mastologia do Hospital e objetiva ainda o bem-estar dos pacientes, bem como o seu estado emocional, uma vez que a doença afeta o lado psicológico das mulheres, a sexualidade e a imagem pessoal. O serviço oferece também consultas, esclarecimentos sobre a doença, prevenção, diagnósticos, exames clínicos, ultrassonografia e cirurgias.

Prevenção

A mamografia, principal exame clínico para diagnosticar a doença, é realizada no Hucam pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem (SDI).

Como a doença é tratável, a mamografia representa uma ferramenta indispensável para detectar e diagnosticar precocemente o câncer de mama. A descoberta precoce da doença facilita o tratamento. É aconselhável que todas as mulheres a partir dos 40 anos façam, anualmente, o exame de mamografia; ou abaixo dos 40 anos, se tiverem algum tipo de suspeita. O autoexame também é muito importante para prevenir a doença, que deve ser realizado dez dias após a menstruação.

Em 2019, o Hucam realizou 3.916 exames de mamografia, uma média de 326 exames por mês.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Segundo estimativas, a cada ano, aproximadamente, 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil são diagnosticados.

Texto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes e Jorge Medina