NAF/Ufes faz plantão tira-dúvidas gratuito sobre a declaração de imposto de renda

29/05/2023 - 16:07  •  Atualizado 30/05/2023 17:10
Compartilhe

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da Ufes fará plantão nesta reta final para a entrega da declaração de imposto de renda com o objetivo de tirar as últimas dúvidas e buscar a solução de pendências dos contribuintes. O atendimento já começou e segue nesta segunda-feira, 29, até as 19 horas. Nesta terça, 30 de maio, véspera do último dia para a entrega da declaração, o serviço funcionará das 9 às 12h e das 15 às 19h.

Pessoas hipossuficientes, com renda de até três salários mínimos mensais, serão atendidas pelo telefone 98129-9656 (WhatsApp) ou presencialmente, na sala do antigo colegiado de Ciências Contábeis, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras. O atendimento será por ordem de chegada, sem agendamento prévio.

Segundo a professora Marília Nascimento, uma das idealizadoras do NAF/Ufes, a partir da próxima semana, o projeto continuará com suas atividades de auxílio à inscrição e regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de orientações, inscrições e regularização para Microempreendedor Individual (MEI). O atendimento será realizado às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h e das 15h às 21h; e às quintas-feiras, das 15h às 21h.

Sobre o projeto

Criado em 2017, o NAF é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis, que atua em cooperação com a Receita Federal. Entre os principais serviços prestados está atender contribuintes de baixa renda, buscando beneficiar aqueles que não tem acesso à tecnologia de informação ou conhecimento sobre as obrigações fiscais.

A partir de 2021, o projeto passou a atender também pescadores da Grande Vitória que precisam regularizar o CPF e título de eleitor, já que muitos deles ficaram também obrigados a entregar a declaração de Imposto de Renda após receberem indenizações provenientes do rompimento da barragem da Vale, ocorrida na cidade mineira de Mariana, em 2015.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho