Lançado edital do Prêmio Maria Filina, de reconhecimento a projetos de extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) publicou o edital do Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista 2021, que é concedido anualmente aos melhores programas e projetos de extensão desenvolvidos na Ufes. O prêmio abrange o período de julho do ano passado até o último mês de agosto. As inscrições vão de 9 a 20 de setembro, quando devem ser encaminhados os resumos (veja modelo) dos trabalhos por meio do formulário eletrônico. Assim como ocorreu em 2020, devido à pandemia de covid-19, todas as etapas do concurso serão realizadas on-line.

O prêmio é aberto a todos os programas e projetos ativos registrados regularmente no Sistema de Gestão da Extensão (Sigex). Aqueles que contam com bolsa de extensão (Pibex) devem obrigatoriamente participar do concurso. Os demais são convidados a fazê-lo. “O Prêmio Maria Filina reconhece o melhor da extensão na Ufes e motiva os extensionistas, principalmente os estudantes, a continuarem os seus trabalhos”, afirmou o pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto.

Os resumos devem explicitar de que forma as ações de extensão contemplam itens como a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa; a produção e difusão de novos conhecimentos e tecnologias; os impactos sociais; a articulação com outros setores da sociedade; a interação com a comunidade externa e a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) relativos à Agenda 2030, entre outros tópicos.

Avaliação

Os programas e projetos serão avaliados em três etapas, e os cinco trabalhos vencedores – um por campus (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus) mais o 1º lugar geral entre todos os campi – serão conhecidos no dia 22 de novembro.

Todos os 27 trabalhos classificados para a terceira fase serão beneficiados com a cessão de um computador, mediante termo de comodato a ser assinado pela coordenação do projeto. “A intenção é premiar, mas principalmente apoiar o exercício da extensão, que tem por finalidade fortalecer o ensino e a pesquisa em nossa instituição”, explicou Rodrigues Neto.

Os cinco trabalhos vencedores farão apresentação oral, em sala virtual e com transmissão on-line, durante a IX Jornada de Extensão e Cultura, que integrará a programação da Semana do Conhecimento da Ufes, a ser realizada entre 30 de novembro e 3 de dezembro.

Texto: Sueli de Freitas

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)