Inscrições abertas para o 1º Seminário de Deontologia do Jornalismo

20/09/2023 - 15:32  •  Atualizado 25/09/2023 12:47

O Departamento de Jornalismo da Ufes realiza no dia 27 de setembro o 1º Seminário de Deontologia do Jornalismo. Com início às 8 horas, o evento acontecerá no auditório do Cemuni IV, no campus de Goiabeiras, e abordará o tema Legislação jornalística: desafios e perspectivas. O seminário é parte da disciplina Legislação e Deontologia do Jornalismo e pretende promover a discussão e o debate sobre a legislação e ética do Jornalismo.

O evento é gratuito e dirigido a profissionais e estudantes de Jornalismo, além de pessoas de outras áreas interessadas no tema. Os interessados podem se inscrever até o dia do evento por meio de formulário on-line. Receberão certificados os participantes que comparecerem a pelo menos 75% das palestras.

"Acredito que este evento é de extrema importância para o jornalismo brasileiro. É uma oportunidade de discutirmos temas fundamentais para a profissão, como ética, obrigatoriedade do diploma e direito à informação. Estou animada com a realização deste evento e com a possibilidade de contribuir para a construção de um jornalismo mais ético e responsável”, destaca a professora do curso de Jornalismo e organizadora do seminário, Rose Vidal.

Palestras

A primeira palestra do evento será sobre Liberdade de imprensa e direito à informação, a ser explanada pelo jurista e diretor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Serra/ES, Luan Ferreira, que discorrerá sobre as implicações legais da ética jornalística.

Já a segunda palestra abordará o tema Código de ética dos jornalistas e será ministrada pela jornalista egressa da Ufes e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas), Suzana Tatagiba, que ressaltará a relevância e aplicação do código de ética na profissão.

Texto: Thaisa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)