Inscrições abertas até 30 de setembro para a Olimpíada de Professores de Matemática

19/09/2023 - 17:17  •  Atualizado 20/09/2023 12:12

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para a  1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr). Podem se inscrever professores de escolas municipais, estaduais, federais e privadas no Brasil, registradas no Ministério da Educação (MEC), que atuem nos segmentos do Ensino Médio. A inscrição deve ser realizada por meio do preenchimento da ficha disponível no site www.opm br.org.

A Olimpíada vai avaliar os aspectos didáticos e humanos do ensino, valorizando a capacidade dos professores de entender as necessidades dos alunos e procurar abordagens simples, práticas e lúdicas para satisfazê-las e para transmitir o conhecimento. Os professores premiados ganharão uma viagem para conhecer pessoalmente o sistema educacional de um dos países classificados entre os dez melhores em Matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Melhoria da educação básica

O Pisa avalia os sistemas de ensino em todo o mundo, medindo o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de leitura, matemática e ciências. O Brasil atualmente faz parte da União Matemática Internacional (IMU) no Grupo 5, conhecido como grupo de elite da pesquisa em matemática mundial, por conter os países com as melhores classificações. No entanto, no Pisa 2018 o país ficou na posição 72 de 79 países.

A discrepância entre a posição do Brasil no Grupo 5 da IMUl e seu desempenho no Pisa 2018 destaca a necessidade de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, e foi com esse objetivo que a Olimpíada foi criada. A Olimpíada também busca estimular e promover o ensino da Matemática no Brasil e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e privadas, com o objetivo de valorizar a profissão.

A OPMbr contém três fases de classificação: a primeira será composta de um questionário e de uma avaliação didática, que será realizada em outubro; a segunda é uma avaliação por meio de questionário sobre métodos de ensino, a ser realizada em novembro; e a terceira e última fase é a entrevista com o Comitê Acadêmico, a ser realizada em dezembro deste ano.

Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)