Fim de semana com atrações culturais e esportivas gratuitas no campus de Goiabeiras

25/05/2023 - 19:22  •  Atualizado 28/05/2023 18:08

O fim de semana no campus de Goiabeiras será movimentado, com atrações esportivas e culturais para todos os gostos. No sábado, 27, o tradicional projeto Sábado de Esporte e Lazer chega com oficinas e torneios inéditos, comemorando o aniversário de 69 anos da Universidade. Já o domingo, 28, terá programação especial para as crianças no Domingo de Arte e Cultura na Ufes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Criado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Sábado de Esporte e Lazer acontece no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), das 9 às 13 horas. Para participar de algumas atividades da programação, é necessário se inscrever por meio deste link.

As novidades desta edição são o torneio de e-Sports, com a realização da 1ª Copa CEFD Fifa, e as oficinas de dança afro, coreografias dos anos 90, matroginástica e acroyoga. Segundo a professora Paula Silva, coordenadora do projeto, a matroginástica é uma aula de ginástica feita em dupla, de preferência entre pais e filhos. “Incentivamos essa vivência para que as famílias possam se divertir juntas, criando memórias e fomentando o lazer em família”, diz. Já a acroyoga consiste em acrobacias realizadas a partir das posições da yoga e promete benefícios como flexibilidade e fortalecimento muscular.

Entre as atividades já conhecidas pelo público, estão as oficinas de stiletto, pole dance, tecido acrobático, dança sênior, alongamento e vivência em ginástica. Também estão na programação o circuito do Parque de Aventura, com tirolesa e paredão de escalada, atletismo, furingo, altinha, cinema e karaokê, orientação nutricional e atividades recreativas para crianças, como escultura de balões e pintura de rosto.

Além das atividades esportivas, o campus de Goiabeiras abrirá à visitação duas exposições: Moradores da floresta, no hall da Biblioteca Central, com uma coleção de 60 espécimes de animais silvestres da Mata Atlântica, plastinados no Laboratório de Plastinação da Universidade; e Mulheres artistas no acervo da Ufes, na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), que reúne obras de várias artistas importantes nacionalmente. O Museu de Ciências da Vida (MCV) também estará aberto ao público.

Domingo

No domingo, as atrações do campus de Goiabeiras se concentram em frente ao Restaurante Universitário. A partir das 9 horas, a Secretaria de Cultura (Secult) promove o Domingo de Arte e Cultura na Ufes, com uma série de atrações para o público infantil.

Haverá contação de histórias, com Josmari Araújo; teatro de bonecos com a Turma do Frederico; A magia do circo, com Le Peppe Circus; e Cantarolada, show de música para crianças com Edson Nascimento e Jorge Gabriel.

Texto: Leandro Reis, com informações da Proex e da Secult