Fapes seleciona propostas para concessão de Bolsa Pesquisador Capixaba

15/02/2023 - 17:01  •  Atualizado 17/02/2023 12:36
Compartilhe

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes divulgou uma chamada pública para seleção de propostas visando à concessão de Bolsa Pesquisador Capixaba (BPC) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Podem apresentar propostas pesquisadores e estudantes de pós-graduação vinculados a instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Estado do Espírito Santo. Veja o edital anexado abaixo.

As propostas devem ser submetidas até as 17h59 do dia 3 de março de 2023. A concessão da bolsa será em duas modalidades:

• BPC-Pq (Pesquisadores com Produtividade em Pesquisa) – destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares no que tange à produção científica e tecnológica; e
• BPC-DT (Pesquisadores com Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora) – destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares no que tange à produção em desenvolvimento tecnológico, na transferência de tecnologia e na inovação.

Reconhecimento

A BPC é uma ação do Governo do Estado, por meio da Fapes, que objetiva valorizar e reconhecer pesquisadores que atuam no Espírito Santo com destacada produção científica e tecnológica, além de estimular o aumento da produção técnico-científica de pesquisadores no estado e induzir o aumento do número de pesquisadores capixabas com bolsas de produtividade em pesquisa ou em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os recursos financeiros disponíveis para a concessão das bolsas são de R$ 2,1 milhões, sendo que 30% deles serão destinados prioritariamente a projetos que serão desenvolvidos fora da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Serão concedidas até 60 bolsas de produtividade, com duração de até 36 meses, no valor individual de R$ 1 mil, sendo 50 bolsas na categoria BPC-PQ e dez na categoria BPC-DT.

 

Texto: Thereza Marinho, com informações da PRPPG-Ufes
Foto: Arquivo da Superintendência de Comunicação