Exposição na Biblioteca Central celebra aniversário de Machado de Assis

21/06/2023 - 11:56  •  Atualizado 22/06/2023 15:43
Compartilhe

Para comemorar o dia em que Machado de Assis faria 184 anos, a Biblioteca Central (BC) da Ufes inaugura nesta quarta-feira, 21, uma exposição que reúne mais de 200 exemplares das obras do escritor que compõem o acervo da BC. A mostra inclui romances, contos, peças de teatro, novelas, correspondências, críticas literárias, ensaios, e artigos e poesias que estarão dispostos em prateleiras localizadas no segundo andar do espaço. Com entrada gratuita, a exposição ficará disponível ao público até o dia 31 de julho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas.

Todos os exemplares que compõem a mostra poderão ser emprestados para os membros da comunidade acadêmica, exceção feita às obras raras, que ficarão expostas em uma vitrine. Este é o caso de uma edição de Dom Casmurro, livro publicado pela primeira vez em 1899, que conta com ilustração feita pelo artista plástico brasileiro Candido Portinari (1903-1962).

A exposição apresenta, ainda, reproduções de caricaturas de Machado de Assis, que revelam a figura marcante do autor. “Essas representações artísticas, que incluem o famoso bigode, vão permitir que os visitantes se aproximem da figura icônica de Machado”, diz Djair Souza, bibliotecário-documentalista da BC e responsável pela exposição.

Palavras inspiradoras

Uma seleção de frases e citações do escritor também estarão dispostas para conhecimento do público, destacando características pessoais como senso de humor, sabedoria e sagacidade: “Suas palavras inspiradoras nos levam a refletir sobre a condição humana, os relacionamentos e as complexidades da sociedade, revelando a genialidade de Machado de Assis em capturar a essência da vida por meio de sua escrita”, pontua Souza.

De acordo com o bibliotecário-documentalista, as obras de Machado de Assis auxiliam na compreensão mais aprofundada do contexto histórico, social e literário em que o escritor viveu, oferecendo aos visitantes uma visão ampla sobre o impacto de suas obras na literatura brasileira: “Esta exposição é um convite para explorar a riqueza da produção literária de Machado de Assis, mergulhando em sua narrativa envolvente, com personagens intrigantes e reflexões profundas. É também a oportunidade de conhecer melhor o homem por trás das palavras, suas ideias, sua perspicácia e sua contribuição significativa para o desenvolvimento da literatura no Brasil”.

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi jornalista, contista, cronista, poeta, romancista e teatrólogo, nascido no Rio de janeiro em 21 de junho de 1839. Morreu, na mesma cidade, em 29 de setembro de 1908, aos 68 anos.

Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 20 de julho de 1897, a qual presidiu até 1908, ocupando a cadeira de número 23. Com obras em praticamente todos os gêneros literários, tem entre seus trabalhos mais conhecidos os romances Ressurreição (1872); A mão e a luva (1874); Iaiá Garcia (1878); Memórias póstumas de Brás Cubas (1881); Quincas Borba (1891); e Dom Casmurro (1899).


Texto: Adriana Damasceno, com informações da BC
Fotos: Djair Souza
Edição: Thereza Marinho