Evento discute importância dos núcleos e grupos de pesquisa na formação profissional

21/09/2021 - 15:51  •  Atualizado 22/09/2021 16:49

O grupo de estudos Lótus realiza nesta quinta-feira, 23, a partir das 9 horas, um bate-papo virtual com a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Eblin Farage, sobre o tema A importância dos núcleos e grupos de pesquisa na formação profissional.

O evento é aberto ao público e, para participar, basta acessar o link https://www.instagram.com/lotus.ufes/ ou o perfil do grupo no Instagram, na hora do evento.

O Lótus é um grupo de estudos de fundamentos da política social e do Serviço Social vinculado ao departamento do curso de Serviço Social da Ufes. A professora Andréa Dalton, coordenadora do grupo, explicou que "O objetivo da atividade é refletir com o público sobre a importância dos núcleos e grupos de pesquisa para a formação profissional, sobretudo para o cumprimento da missão do tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão”. Ela destacou que o evento também vai abordar a função social da universidade, além de outros assuntos de interesse de toda a comunidade acadêmica.

O grupo Lótus foi criado em março deste ano e também conta com a participação da professora Jeane Andréia Ferraz, além de estudantes de graduação e pós-graduação, e de profissionais da área.

A coordenadora informa que, nesta quarta-feira, 22, o grupo também iniciará o curso de formação profissional O trabalho do assistente social no ES no contexto da pandemia por COVID-19, realizado em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) da 17ª região – Espírito Santo.

“Convido toda a comunidade acadêmica, em especial estudantes de Serviço Social, para conhecerem e acompanharem o Grupo Lótus, nossos projetos e atividades. Para isso, basta acessar e seguir nossas redes sociais, e participar do evento”, destaca.

Perfil da palestrante

A professora Eblin Farage é graduada em Serviço Social pela UFF, mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é professora adjunta da UFF, onde ministra aulas na área de Fundamentos do Trabalho Profissional.

Pesquisadora na área de questão urbana, com ênfase na temática de favelas e espaços populares, a professora também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares (NEPFE). Tem experiência nas áreas de educação, educação popular, formação, favela, movimentos sociais e movimento sindical.

Texto: Wesley Lima (estagiário de Comunicação)