Etereldes Gonçalves Junior e Eustáquio de Castro assumem a direção do CCE

10/05/2021 - 17:27  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Promover e aperfeiçoar, em parceria com os colegiados de curso e com a câmara local de graduação, o processo de acompanhamento dos estudantes a fim de garantir a permanência estudantil; consolidar e modernizar os laboratórios de ensino e pesquisa; estimular projetos que aliam cultura e popularização da ciência; e promover maior integração entre a graduação e a pós-graduação. Essas são algumas das metas propostas pelo novo diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), professor Etereldes Gonçalves Júnior (à esquerda da foto), que no último dia 3 de maio assumiu a direção do centro para um mandato de quatro anos, ao lado do professor Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, como vice-diretor.

Gonçalves Júnior ressaltou que pretende dar continuidade à revitalização, à modernização e à ampliação da infraestrutura do centro que, segundo avalia, vem acontecendo de forma competente e inteligente. “O CCE se expandiu de forma significativa na última década, principalmente com a conclusão dos prédios de laboratórios e das pós-graduações de Matemática e Química. Além de melhorias na sua área externa e aquisição de equipamentos de ensino e pesquisa, colocando o CCE em destaque em termos de parque industrial no estado e até no país”, disse.

O professor conta ainda que pretende reformar alguns prédios, revisar as redes elétricas e de lógica, e aprimorar a infraestrutura para melhor atender a comunidade acadêmica, principalmente do turno noturno, com a melhoria da iluminação nas áreas internas e de acesso ao CCE. “Vamos aproveitar a alta capacidade técnica da nossa comunidade para propor soluções inovadoras às questões de infraestrutura. Também vamos aprimorar os mecanismos de avaliação interna dos nossos cursos, com vistas aos indicadores nacionais e internacionais”, completou.

Planejamento

O professor Eustáquio de Castro, que exerceu o cargo de diretor do CCE no mandato anterior, ressaltou que vai colaborar da melhor forma possível na administração e no planejamento de trabalhos e serviços que são desenvolvidos no centro.

“Vamos compartilhar ideias e ações. Temos muitos projetos que estamos desenvolvendo juntos e que daremos continuidade. Será uma oportunidade de dividir minha experiência e meus conhecimentos adquiridos durante minha gestão como diretor do CCE e também como professor e pesquisador da Universidade”, relata.

A pesquisa eleitoral para escolha da nova diretoria do CCE aconteceu no dia 18 de março por meio de votação on-line e obedeceu à proporcionalidade de 1/3 entre os segmentos dos docentes, servidores técnico-administrativos e discentes.

O CCE oferece cursos de graduação em Matemática, Física, Química e Estatística. Além disso, oferta quatro áreas de pós-graduação: Física (mestrado acadêmico e doutorado), Ensino de Física (mestrado profissional), Química (mestrado acadêmico) e Matemática (mestrado acadêmico e mestrado profissional).

Conheça o perfil dos novos diretores:

Etereldes Gonçalves Júnior - professor do Departamento de Matemática do CCE, possui doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, Estatísticas, Probabilidades Matemáticas, Projeções Estatísticas e Mostra de Ciências. Atua também em projetos de divulgação da Matemática e em pesquisa na área de Educação em Engenharia. Ultimamente, como membro do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), vem atuando como pesquisador, analisando a evolução matemática da pandemia e assessorando cientificamente o governo estadual na tomada de decisões sobre a covid-19.

Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro - professor do Departamento de Química, tem pós-doutorado em Química do Petróleo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Química pela UFMG. Dentre suas áreas de atuação, estão Química Teórica, Química Quântica, Quimiometria, Química e análise de petróleo e gasolina, asfalto, pavimentação e gás.

Texto: Jorge Medina