Estudantes recriam cartazes de filmes em exposição no Cine Metrópolis

04/07/2023 - 11:34  •  Atualizado 05/07/2023 15:53

Momentos importantes da história do cinema estão retratados na mostra Cine Design: O cartaz em cartaz, aberta a visitação no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, a partir desta quarta-feira, 5. Até o próximo dia 12, vinte pôsteres de estudantes do curso de Design promovem uma releitura de cartazes de filmes expoentes da sétima arte.

Estão representados cineastas como Alfred Hitchcock, Steven Soderbergh, Kléber Mendonça Filho, Bong Joon-ho, George Lucas, Tim Burton e Georges Méliès. As obras foram produzidas na disciplina Semiótica das Mediações III – cartaz de cinema, ministrada pela professora Telma Valente no ciclo profissionalizante de Design. “Procuramos ser bem ecléticos apresentando cartazes de filmes de diferentes cinematografias, de caráter mais conceitual ou artístico, mas também blockbusters, live action e animação, clássicos e contemporâneos”, explica a professora.

A produção dos cartazes foi a etapa final da disciplina. A princípio, os estudantes aplicaram a semiótica – ciência dos signos, isto é, das representações ao nosso redor, como explica a professora – nas peças originais para compreender as escolhas gráficas dos artistas, inseridos em determinados movimentos ou estilos da história do cinema. “Como a paleta de cores, a luz, a tipografia foram aplicadas para significar o mundo sombrio, dicotômico do Expressionismo Alemão?”, exemplifica Valente.

Em seguida, entendidas as intenções dos cartazes originais, os estudantes foram desafiados a realizar “redesigns” dos pôsteres selecionados, toda semana. Depois da avaliação da professora e dos próprios estudantes, cada autor fez uma curadoria prévia das obras antes de submetê-las à exposição.

“A solução estética criativa encontrada por cada um enfrentou o desafio de apresentar uma configuração ou arranjo gráfico peculiar para ser colocado ao lado de uma versão oficial e consolidada”, afirma a professora. “Apesar das condicionantes, os estudantes foram estimulados a experimentar técnicas, superar limitações, ousar graficamente”, destaca.

Passado e presente

À parte o exercício de produção gráfica, os trabalhos suscitam reflexões sobre o diálogo entre obras mais antigas e recentes. Segundo Valente, Cine Design ajuda a corroborar “a excelência de determinados autores”, utilizados como referência de cineastas contemporâneos – como é o caso do par Hitchcock e Soderbergh – e atualiza a análise dessas obras. Como exemplo, a professora cita a justaposição de Viagem à Lua (Méliès, 1902) e Star Wars (Lucas, 1977).

“Evidenciamos a matriz do modus operandi do cinema comercial americano de efeitos especiais, em tudo devedor do cinema de atrações do início do século XX, segundo estudos da nova historiografia do cinema”, explica.

Para auxiliar na fruição e na compreensão do espectador, a turma publicará na página do Instagram da mostra, até a abertura, os cartazes originais, os trailers das obras, etapas do processo de criação das releituras e o portifólio dos estudantes.

Texto: Leandro Reis