Enade 2019: cursos da Ufes avaliados com nota máxima estão entre os 40 melhores do país

22/10/2020 - 15:52  •  Atualizado 23/10/2020 21:15

Os resultados do Enade 2019, divulgados na terça-feira, 20, colocam a Ufes em posição de destaque em relação a outras instituições do país. Dos 29 cursos avaliados no último ciclo, dez conquistaram nota máxima e ficaram entre os 40 melhores do país. Na área de Engenharia Mecânica, a Ufes ocupa a segunda posição nacional, enquanto na de Engenharia Elétrica está na quinta posição.

Dos 8.368 cursos avaliados no Brasil em 2019, 511 obtiverem conceito 5. As universidades públicas correspondem a 81% das instituições com maior desempenho no exame (das 511 instituições, 342 são federais, 74 estaduais e uma municipal).

ENADE 2019
Área Campus Colocação nacional da Ufes
Engenharia Mecânica Vitória
Engenharia Elétrica Vitória
Agronomia São Mateus
Engenharia Civil Vitória 11ª
Engenharia de Produção Vitória 13ª
Arquitetura Vitória 21ª
Fisioterapia Vitória 23ª
Medicina Vitória 24ª
Nutrição Vitória 29ª
Nutrição Alegre 32ª

Fonte INEP: Dados comparativos de cada área com valores do Enade Contínuo.

Para o reitor da Ufes, Paulo Vargas, o resultado do Enade evidencia a qualidade do trabalho realizado pelos docentes e o consequente aprendizado dos estudantes em sala de aula. “Nas universidades públicas, os resultados positivos têm sido uma constante e, na Ufes em particular, os avanços são reveladores do compromisso e da dedicação para com o ensino. Por isso, temos ressaltado a necessidade de continuar fortalecendo a universidade pública, assegurando recursos para que ela desempenhe o seu importante papel social”, afirma.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um importante balizador da qualidade da educação superior brasileira. Anualmente, o exame avalia o desempenho estudantil e resulta no chamado Conceito Enade, que varia de 1 a 5.

Além daqueles que receberam conceito 5, 13 cursos da Ufes foram avaliados em 2019 com conceito 4 e seis obtiveram nota 3. Em 2018, dos 11 cursos que passaram pelo exame, três alcançaram o conceito 5, sete foram avaliados com conceito 4 e um curso obteve o conceito 3.

Melhorias contínuas

Os dados das últimas avaliações promovidas pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que as graduações da Ufes apresentam melhorias contínuas em seu desempenho. No comparativo entre as edições 2016 e 2019, por exemplo, os cursos de Farmácia (campus de Alegre), Educação Física e Fonoaudiologia ascenderam do conceito 3 para o 4, enquanto Agronomia (campus de São Mateus), Fisioterapia e Nutrição passaram do conceito 4 para o 5. Já o curso de Medicina subiu do Conceito Enade 3 para o 5, nível máximo do exame.

Devido a um redimensionamento feito pelo MEC para redistribuir os cursos em seus ciclos e equilibrar o quantitativo de graduações avaliadas em cada edição, as engenharias e o curso de Arquitetura e Urbanismo, avaliados em 2017, passaram por um novo exame em 2019. Nesse paralelo, Arquitetura, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção migraram do nível 4 para o 5. Já os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil conquistaram, nas duas últimas avaliações, conceito máximo no Enade (5).

“Utilizamos como parâmetro a nota 3, considerada satisfatória para o curso. Acima disso, as notas 4 e 5 demonstram que há maior aproveitamento por parte dos estudantes”, explica a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, a Leila Massaroni.

Gestão

Outro aspecto que se soma ao desempenho positivo de estudantes é o trabalho realizado pela Ufes, por meio da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin). Desde a sua criação, em 2014, a pasta desenvolve ações de sensibilização, esclarecimentos e acompanhamento de todo o processo com os coordenadores de curso e os estudantes concluintes que irão prestar o exame, para orientá-los sobre a dinâmica do Enade.

“Nossa equipe realiza, entre outras ações, palestras para esclarecer todo o processo do Enade e a importância dessa avaliação tanto para o futuro profissional do estudante quanto para a própria instituição. Isso tem resultado em maior participação e envolvimento dos estudantes e coordenadores de cursos, e contribuído para os resultados que a Ufes tem alcançado nos últimos anos”, destaca a secretária Leila Massaroni.

Como funciona o Enade

O Enade é realizado anualmente, no entanto os cursos de graduação são divididos por áreas afins e avaliados a cada triênio, de acordo com o proposto pelo Ministério da Educação. ­­

Em 2018, a avaliação contemplou o então chamado Grupo Vermelho, atualmente intitulado Ciclo 3, que abrange os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e afins. Em 2019, por exemplo, foram avaliadas as graduações que integram o Ciclo 1, composto por bacharelados nas áreas de Ciências da Saúde e Agrárias, além de Arquitetura e das Engenharias (integradas a esse ciclo, abrindo um novo triênio avaliativo).

Em 2020, o Enade seria destinado ao Ciclo 2 (licenciaturas e bacharelados de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes; além dos cursos de bacharelados de Ciências Humanas e áreas afins, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas), contudo a avaliação foi adiada devido à pandemia do coronavírus e deverá ser transferida para 2021.

“Importante ressaltar que todo o processo é legalmente estabelecido pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Estamos acompanhando todas as informações divulgadas pelo orgão para orientar nossos estudantes e coordenadores de cursos”, finaliza Leila Massaroni.

Texto: Camila Fregona

*Atualizada em 22 de outubro, às 21h32.