Em novo boletim, COE recomenda manutenção das medidas de biossegurança e distanciamento

03/03/2021 - 18:43  •  Atualizado 05/03/2021 16:53

O quarto Boletim Informativo COVID/Ufes, divulgado nesta quarta-feira, 3, pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) mantém a recomendação à comunidade universitária de permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes, com a realização das atividades administrativas e acadêmicas de forma prioritariamente remota, com exceção das previstas na legislação vigente, nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e portarias do Ministério da Educação (MEC).

A recomendação é feita com base nos dados epidemiológicos analisados e na atual classificação do mapa de gestão de risco do Espírito Santo entre os dias 14 e 27 de fevereiro de 2021, que corresponde à oitava semana epidemiológica (SE) de 2021.

O boletim destaca que, ainda que a maioria dos municípios do estado se encontrem em classificação de risco moderado e baixo, e as taxas de alguns indicadores apresentem tendência de estabilidade e outros de queda, os dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado exigem nível elevado de alerta e proteção.

O valor considerado adequado para a Taxa de transmissão (Rt) da doença é abaixo de 1. De acordo com os dados apurados, essa taxa encontra-se em 0,86 no Espírito Santo, de modo geral, e de 0,9 especificamente nos municípios do interior, indicando a tendência de diminuição na transmissão da doença.

“Mas é preciso avaliar o impacto dos eventos sociais neste período, como a aglomeração de pessoas durante o carnaval, mesmo com o seu cancelamento oficial, e sua repercussão nesses indicadores. A isso precisamos somar a sazonalidade das doenças respiratórias agudas, que aumentam nos meses de março e abril, como já alertaram as autoridades de saúde. Dessa forma, é de extrema importância que se mantenham todas as medidas de controle de disseminação da COVID-19 para que haja diminuição da ocorrência de casos de contaminação e de óbitos, a fim de proteger a população”, destaca a coordenadora do COE, Leila Massaroni.

O boletim alerta ainda para as variantes do coronavírus registradas no Brasil, que têm provocado o aumento da velocidade de transmissão da COVID-19 e uma nova onda de aumento dos casos e dos óbitos, realidade já observada em 22 estados brasileiros.

Dados

O Boletim Informativo COVID/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento ao item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes.

O relatório apresenta dados sobre a evolução de casos confirmados da doença, a evolução do número de óbitos, a projeção de novos casos e a taxa de transmissão da COVID-19 para o Espírito Santo, além de dados epidemiológicos da pandemia nos quatro municípios da Região Metropolitana de Vitória e nos municípios onde estão localizados os campi e as unidades experimentais da Ufes. Outro dado destacado é o quantitativo de casos confirmados da COVID-19 por faixa etária, nos municípios onde estão localizados os campi da Universidade.

O Boletim Informativo COVID Ufes está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Texto: Thereza Marinho