Concerto revisita obra de ídolo do jazz no Teatro Universitário nesta quarta, 5. Entrada gratuita

04/07/2023 - 16:12  •  Atualizado 05/07/2023 16:42

A Vale Música Jazz Band retorna ao palco do Teatro Universitário nesta quarta-feira, 5, às 20 horas, para homenagear o pianista norte-americano Count Basie, um dos maiores nomes da história do jazz. Com regência do maestro Célio Paula, o concerto terá participações especiais dos pianistas Pedro de Alcântara e Roger Bezerra.

A entrada para o espetáculo é gratuita. O público pode retirar os ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto.

Entre outros clássicos do gênero, Vale Música Jazz Band Homenageia Count Basie terá no repertório canções como Splanky, Fun Time, One O’Clock Jump e April in Paris, que marcaram a trajetória da Count Basie Orchestra, conjunto liderado pelo pianista ao longo de toda a sua carreira.

Morto em 1984, Count Basie produziu notáveis colaborações com Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Sarah Vaughan e Lester Young. O pianista é considerado um dos expoentes da Era do Swing, vertente que dominou o jazz nas décadas de 30 e 40, embalada pelas big bands de ritmo pulsante, com desenvolvimento de riffs (frases musicais marcantes tocadas repetidamente) e valorização do papel dos solistas.

Realeza

Segundo o diretor musical do espetáculo, o maestro Eduardo Lucas, Count Basie, ao lado de Duke Ellington, representa a realeza da música afro-americana. “Enquanto Duke Ellington, com sua sólida formação em piano, orquestração e arranjo, apresenta um estilo distinto, Basie oferece um elemento essencial: o swing, ou, como chamamos aqui no Brasil, o balanço”, explica. “O foco principal na preparação do nosso repertório foi a exploração desse balanço e a busca por formas de reproduzi-lo”.

Acompanhando a Jazz Band, os pianistas Pedro de Alcântara e Roger Bezerra prometem um show à parte, diz o diretor. “São dois grandes pianistas que admiro imensamente, cada um com seu estilo e experiência. O virtuosismo deles é indiscutível. Para este concerto, optamos por adotar a linguagem do piano de Count Basie, com frases mais rítmicas e menos notas. Confesso que será difícil ficar parado”, afirma.

O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria de Cultura da Ufes.

Com informações da organização do evento