Comédia policial com Isabel Fillardis começa turnê nacional no Teatro Universitário

28/02/2024 - 16:44  •  Atualizado 01/03/2024 12:16

Misturando drama, suspense e humor, a peça Abismo de Rosas: uma comédia policial começa sua turnê nacional no palco do Teatro Universitário, neste fim semana. O público capixaba terá duas chances de assistir ao espetáculo: no sábado, 2, às 20 horas, e no domingo, 3, às 17 horas. Os ingressos já estão à venda no site Sympla e na bilheteria do teatro, até esta sexta-feira, das 14 às 19 horas.

Escrita por Claudio Simões, a peça tem no elenco o ator Emiliano d’Avilla e as atrizes Isabel Fillardis e Vitória Strada. A trama acompanha as personagens no Dia dos Namorados, quando o homem e as duas mulheres são atraídos por um desconhecido para uma chácara deserta, onde ocorre um crime. O mistério dispara uma trama engenhosa, mostrando as vidas pregressas dos personagens e envolvendo o público numa comédia de erros.

O texto de Claudio Simões foi escrito para ser encenado com apenas três intérpretes, que dão vida a seis personagens centrais e outros menores. Esse artifício proporciona um efeito interessante ao espetáculo, com rápidas trocas de figurino e performances singulares dos artistas em cena. Emiliano d’Avila divide a direção com Júnior Vieira. Segundo Vieira, o texto vai muito além do mistério. “O espetáculo fala de temas muito sérios, mas tem momentos de frisson, dramáticos e de reflexão também”, diz.

Atual

Por ter sido escrita e montada na década de 1990, a peça sofreu algumas alterações no texto. Algumas reflexões ganharam cores mais fortes, como assuntos relacionados a gênero. “Uma de minhas personagens é uma mulher criada com uma concepção machista, educada para servir o homem e querer sempre agradá-lo. A outra é bem-sucedida financeiramente, mas infeliz na vida pessoal, e que se surpreende ao se interessar por uma outra mulher”, conta Isabel Fillardis.

Emiliano d’Avila assistiu à única montagem da peça em 1997, com o então promissor Wagner Moura no elenco. “Na minha carreira de 26 anos no teatro, Abismo de Rosas é umas das melhores peças que já li. E eu tenho uma memória afetiva muito intensa com ela, porque eu também assisti. Naquela época, eu tinha apenas 11 anos, mas me lembro muito da sensação da experiência, foi muito mágico pra mim”, lembra o ator.

Com informações da WB Produções