Um dos grupos mais importantes da cultura popular do Espírito Santo, a Banda de Congo Panela de Barro se apresenta neste sábado, 17, na Festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas, distrito de Conceição da Barra. Fundado em 1938, o grupo recebeu apoio da Ufes, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-Ufes), para viabilizar o transporte até o local do evento. A parceria entre a Universidade e a banda acontece desde julho de 2024, época da abertura da exposição Paneleiras, do fotógrafo Vitor Nogueira.
Capitaneado pelo Mestre Marcos Vinícius e coordenado por Jamilda Bento, o grupo participa da festa em meio aos milhares de turistas e moradores que acompanham o evento todos os anos. A apresentação da Panela de Barro está marcada para as 22 horas, na praça da Igreja de São Sebastião, e é aberta ao público.
Realizado pela Associação de Folclore de Conceição da Barra, o evento faz parte do Encontro dos Grupos Folclóricos do Município. Em Itaúnas, a programação segue até a próxima terça-feira, 20, e reúne manifestações culturais como Reis de Boi, Ticumbi, Alardo e Jongo.
Programação
No sábado, às 8 horas, acontece a chegada do grupo Ticumbi do Bongado, com recepção das Pastorinhas. Ainda pela manhã, às 10 horas, será celebrada a missa de São Benedito, na capela dedicada ao santo, seguida de nova celebração no mesmo local. A programação recomeça às 13 horas e segue até 1h30, com diversas apresentações culturais, procissão de São Benedito, o II Ato do Alardo de São Sebastião, jongos, capoeira e Reis de Boi dos mestres Dito, Euclides, Nilo e Nenê.
Antes do II Alardo, será exibido o documentário Alardo e Ticumbi, de 1950. A atividade integra o projeto Acervo Capixaba – Imagens do Folclore, realizado pela produtora Pique-Bandeira Filmes, que restaurou a obra produzida pela Comissão Espírito-Santense de Folclore, à época coordenada pelo pesquisador Guilherme Santos Neves. O filme reúne, em oito minutos, registros do Alardo de São Sebastião e do Ticumbi, realizados no início da década de 1950.
No domingo, 18, a programação começa pela manhã com missa na Igreja de São Sebastião, às 9h, seguida pelo Ticumbi do Bongado, às 10h30, e pelo Ticumbi de Conceição da Barra, ao meio-dia. À tarde, acontecem apresentações de jongo, e à noite, após a novena e a missa, o público confere o Jongo de Santa Isabel e o Samba de São Benedito. Nos dias 19 e 20 de janeiro, a programação se encerra com missa às 19h, na Igreja de São Sebastião.
Universidade Federal do Espírito Santo