Campus de Goiabeiras passa a contar com Parque de Práticas Corporais de Aventura

11/04/2022 - 17:43  •  Atualizado 13/04/2022 12:14

O Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes passa a contar com um Parque de Práticas Corporais de Aventura, que proporcionará a prática de atividades como circuito de arborismo, linha de tirolesa e parede de escalada, além de um kit para trabalhar práticas corporais aéreas, como Pole Dance, atividades acrobáticas com o uso de lira (aro de metal) e atividades de ginástica com tecido acrobático. A instalação dos equipamentos foi concluída no final de março, e o investimento total no projeto foi de cerca de 270 mil.

Segundo o diretor do Centro, Otávio Tavares, a estrutura coloca o curso de Educação Física da Ufes em uma posição de destaque no estado e no país. "No Brasil, nos tornamos uma das poucas instituições públicas de ensino a ter esse conjunto de equipamentos montado e, no estado, a única da Grande Vitória. Juntos, os equipamentos para práticas de esportes relacionados à natureza e ao conjunto para práticas corporais aéreas nos colocam em uma posição única em nível regional e nacional", explica.

O diretor acrescenta que o Parque permitirá um aumento da qualidade e diversidade na formação dos profissionais da área, assim como no próprio desenvolvimento dessas novas atividades esportivas. "Temos a preocupação de sempre atualizar a formação dos futuros profissionais dessa área e buscar as melhores condições e equipamentos para nossos alunos. Nesse contexto, o Parque foi criado para dar conta do que parece ser o futuro da Educação Física, diante do surgimento e esportização de uma série de práticas corporais", acrescenta Tavares.

Acesso

Além de ser utilizado nas atividades de ensino do curso de Educação Física, contribuindo para a experiência real dos estudantes em disciplinas sobre práticas corporais de aventura em contato com a natureza, o Parque será aberto à comunidade externa por meio de projetos de extensão.

"Já estamos gestando um projeto interno para que estudantes de escolas públicas tenham uma experiência em esportes de aventura. Também estamos construindo uma parceria com a Diretoria de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão para o desenvolvimento de atividades para o público em geral, em nosso campus", conclui.

Texto: Nábila Corrêa