Biblioteca Central abre exposição em homenagem ao naturalista Fritz Muller

21/11/2022 - 17:16  •  Atualizado 22/11/2022 18:13

A Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras, abriu nesta segunda-feira, 21, a exposição Fritz Muller – 200 anos, que celebra o bicentenário de nascimento do naturalista, botânico e professor de matemática e ciências naturais teuto-brasileiro Johann Friedrich Theodor Müller, conhecido como Fritz Müller. A exposição integra a programação da Semana do Conhecimento 2022, que será realizada nos campi de Vitória até 26 de novembro.

Localizada no 2° andar do prédio, a exposição é formada por um acervo composto de artes visuais que constroem uma referência ao legado do naturalista, que residiu na Colônia Blumenau (atual cidade de Blumenau, em Santa Catarina) desde 1852, e em Desterro (atual Florianópolis), onde desenvolveu pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia.

Na mostra são abordados aspectos históricos, educacionais, familiares e de sua colaboração científica para a Ciência Universal, por meio da correspondência que o professor mantinha com notáveis cientistas da época, como Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução das Espécies por meio da Seleção Natural, proposta em 1859.

No total, são 27 peças de 2 metros de altura por 1 metro de largura, que apresentam trechos das correspondências que Müller trocava com Darwin, poesias feitas para suas filhas e outros dados históricos de seus estudos.

A exposição, que pertence à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e permanece na Biblioteca Central até 16 de dezembro. A entrada é gratuita.

A exposição foi organizada pela Secretaria de Cultura da Ufes e pela equipe da Biblioteca Central, com projeto expositivo da Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu).

Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)
Fotos: Biblioteca Central da Ufes