Auxílio Inclusão Digital abre chamada para ingressantes em 2020/2

28/01/2021 - 18:54  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

As pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e de Extensão (Proex) publicaram nesta quinta-feira, 28, novos editais com chamada de cadastro para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial (veja arquivos abaixo). Os editais são voltados aos ingressantes nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu da Ufes no semestre letivo especial 2020/2. O período de inscrição vai de 1º a 8 de fevereiro.

As chamadas de cadastro visam identificar a demanda existente e oportunizar estratégias e ações de inclusão digital aos estudantes. Os interessados devem estar regularmente matriculados em algum curso de graduação ou de pós-graduação stricto sensu da Ufes, ter renda bruta familiar máxima de 1,5 salário mínimo per capita e não possuir equipamento de informática e/ou acesso à internet. A prioridade é para ingressantes pelos sistemas de cotas.

O auxílio subdivide-se em duas modalidades: auxílio internet e auxílio equipamento. O primeiro é destinado a viabilizar acesso a serviços de internet fornecendo pacote de dados móveis, concedidos por meio do projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação, sob coordenação da Proaeci, que já disponibiliza chips desde novembro de 2020.

Já o auxílio equipamento é concedido na forma de doação e/ou empréstimo de equipamentos usados (notebook ou desktop), por meio do projeto Solidariedade Digital, coordenado pela Proex. Os termos e condições para recebimento de cada auxílio serão divulgados nas páginas oficiais da Ufes.

As inscrições devem ser realizadas em formulário disponibilizado na página da Proaeci. O candidato deverá manifestar seu interesse por um ou ambos os auxílios no momento da inscrição. A estimativa é que o resultado parcial seja divulgado até o dia 22 de fevereiro.

Essa é a terceira chamada aberta pela Universidade para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial. Até o momento, foram disponibilizados 3.507 auxílios para equipamento e 1.601 para internet.

Critérios de classificação

Para os alunos de graduação, a classificação obedecerá aos seguintes critérios: I) estudantes que ingressaram por meio da categoria de reserva de vagas; II) estudantes não cotistas que tenham anexado ao Formulário de Inscrição o comprovante de cadastro no CadÚnico do Governo Federal; e III) estudantes não cotistas não cadastrados no CadÚnico que tenham realizado declaração no Termo Comprobatório de Declaração de Renda.

Já para os alunos de pós-graduação stricto sensu, os critérios são: I) estudantes que tenham anexado ao Formulário de Inscrição o comprovante de cadastro no CadÚnico; e II) estudantes não cadastrados no CadÚnico que tenham realizado declaração no Termo Comprobatório de Declaração de Renda. Em todos os casos, a prioridade de classificação será partindo da menor para a maior renda familiar bruta per capita declarada pelo estudante.

Dúvidas poderão ser dirigidas ao e-mail inclusaodigital2021@ufes.br ou pelo telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas) e pelo WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens).

Acessibilidade digital

A chamada de cadastro para os estudantes ingressantes atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) que apresentam demanda pelo benefício de Acessibilidade Digital será divulgada na sexta-feira, 29 de fevereiro.

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Camila Fregona