Autoridades prestigiam a abertura da Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia. Programação segue nesta quarta, 27

26/03/2024 - 17:37  •  Atualizado 27/03/2024 18:34
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Mesa de abertura com as autoridades presentes no evento

Autoridades do governo estadual, de instituições de ensino públicas e privadas, e de instituições de fomento participaram nesta terça-feira, 26, da abertura da 5ª edição da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e da 2ª edição da Feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras (InovaES). Os eventos acontecem até esta quarta, 27, no campus de Goiabeiras e visam fomentar o debate e a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo, além de reunir startups brasileiras para apresentação de projetos sustentáveis e inovadores para o desenvolvimento das cidades. 

A abertura da Conferência aconteceu no Teatro Universitário e contou com a presença do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; do secretário de estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; do diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão; da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Cristina Engel; do presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo (Sinepe), Bruno Loyola; do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela; do subsecretário de Comando e Inovação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Silva; do primeiro secretário de Ciência e Tecnologia do Instituto Arandu, Guilherme Pereira; do representante da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) Victor Ramalho; e do interlocutor com o governo federal Nezio Fernandes.

Entregas para a sociedade

Após demonstrar solidariedade aos capixabas residentes nas cidades do sul do estado atingidas pelas chuvas, Eustáquio de Castro destacou a importância de as pessoas se unirem nesse tipo de conferência, que busca produzir “conhecimento que proporcione entregas efetivas para a sociedade, auxiliando para que eventos como esses das enchentes não mais ocorram. É uma demonstração de que, com muita união, podemos alavancar a produção do conhecimento e levar mais entregas para a sociedade”.

O reitor lembrou que, ao longo desses quase 70 anos de existência, a Ufes tem se sobressaído na formação de gerações conscientes de seu papel na sociedade e apontou as atividades de pesquisa e inovação da Universidade, ressaltando a nota 5 que a instituição conquistou na avaliação do Ministério da Educação (MEC): “É a mais alta nota, o que muito nos orgulha e, também, nos traz ainda mais responsabilidades”.

Castro, que participou de sua primeira solenidade como reitor da Ufes,  destacou as principais propostas de sua gestão para aprimoramento da estrutura da Ufes, dentre as quais está a criação de uma Superintendência de Inovação, Projetos e Internacionalização. Segundo ele, o novo setor será responsável por alavancar as ações de inovação e estreitar os laços com os governos e com a sociedade. “É um projeto de médio e longo prazos, mas nós acreditamos que, até o final do nosso mandato, já esteja implementado. Essa é uma das grandes apostas que estamos fazendo”, disse.

União

Responsável pela organização do evento, o secretário Bruno Lamas explicou que os dois dias de conferência contarão com mesas temáticas tratando de cultura, saúde, meio ambiente, direitos humanos, indústria, comércio, serviços, inovação e tecnologia. Lamas falou do ecossistema de inovação do estado, ressaltou a participação da Ufes neste ecossistema e lembrou dos recentes encontros que teve com o reitor Eustáquio de Castro, nos quais foram abordadas questões relacionadas à união de esforços entre a Universidade e a secretaria para promover a inovação, a ciência e a pesquisa capixabas.

“Tem que debater, tem que unir ideias e pensamentos para a gente construir coletivamente material robusto para guiar nossos passos nos próximos anos. Esta conferência é importante demais. Tema moderno, ambientes brilhantes, pessoas animadas, startups, instituições, institutos de pesquisa. Todos aqui, com o mesmo propósito”, avaliou Lamas. De acordo com o secretário, a conferência terá como produto um livro contendo artigos e contribuições de estudantes, professores e representantes de instituições.

Parcerias

Mesa de debate com quatro participantes, entre eles o reitor da Ufes e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado

Ainda durante a manhã, o reitor da Ufes participou também da mesa de debate Diretrizes para um programa de CT & I para o estado do Espírito Santo, que teve o secretário Lamas como mediador e contou ainda com as presenças do diretor da Fapes Rodrigo Varejão e do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neto Barros.

Castro reforçou a importância de a Universidade se desenvolver primando pela autonomia universitária, mas sem esquecer das parcerias: “As parcerias são extremamente importantes e elas podem ser feitas com entes públicos ou privados. Não estamos falando de privatização, nós estamos falando de oportunidades, de crescimento da nossa sociedade. Quando precisamos de estágios, por exemplo, nós recorremos aos nossos parceiros. É um paradigma que a gente vem tentando quebrar na Universidade”.

Ao longo da manhã, o público também acompanhou a aula magna Desafios da inovação tecnológica na saúde do estado do Espírito Santo. A programação seguiu na parte da tarde, com seminários temáticos sobre ecossistemas de informação; formação e capacitação de recursos humanos em ciência e tecnologia; reindustrialização; e valorização de populações sub-representadas no setor.

A Conferência continua nesta quarta, 27, contando com seminários, aula magna e plenária. A programação completa pode ser vista no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

 

Fotos: Adriana Damasceno

Categorias relacionadas