Novo responsável pela Proaeci é apresentado pelo reitor

11/02/2016 - 11:44  •  Atualizado 12/02/2016 18:26

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel se reuniram com a equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) na manhã desta quinta-feira, 11, para a apresentação do novo pró-reitor, o professor Gelson Silva Junquilho. O ponto principal da fala do reitor foram os desafios de cada vez mais ampliar o atendimento da Universidade para as demandas geradas a partir da opção de uma educação mais inclusiva. O reitor destacou o perfil do professor Junquilho, de pensar no serviço público voltado para o cidadão, já que esta é uma característica que o marca na carreira acadêmica e nos cargos públicos que já ocupou.

Para o novo pró-reitor, os principais desafios são: repensar a Proaeci, definindo o que são assuntos estudantis e o que é cidadania, pensar a inclusão, olhando não só para os estudantes assistidos, mas também para toda a comunidade e ampliar a ação da Universidade junto à sociedade por meio de políticas integradas com outras pró-reitorias. “O principal objetivo da gestão é fazer uma Pró-Reitoria forte, que possa cumprir realmente um papel importante na questão dos assuntos estudantis, dando condição de permanência, mas também pensando nos outros estudantes que não são assistidos, visando toda a comunidade estudantil da Ufes”, disse Junquilho.

O professor Gelson Junquilho é formado em Administração pela Ufes, tem mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas, doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado, via Estágio Sênior Capes, pela University of Liverpool Management School, na Inglaterra. Além disso, participou do movimento estudantil, trabalhou como administrador no Governo do Estado do Espírito Santo, atuou como secretário de Administração na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), como secretário de Educação na Prefeitura Municipal da Serra (PMS) e atualmente estava como professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas (CCJE), onde desenvolve pesquisas voltadas para a gestão pública escolar.

O professor Alexsandro Rodrigues, que ocupava a pró-reitoria, retorna para suas atividades de ensino e pesquisa mas, como lembraram o novo pró-reitor, o reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel, continuará colaborando diretamente com as ações da Proaeci, sobretudo nas questões de diversidade.

Texto e foto: Stefhani Paiva (Bolsista de projeto de Comunicação)

Edição: Edgard Rebouças