A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do professor aposentado Carlos Alberto Redins, ocorrido nesta quinta-feira, 20. O velório será realizado nesta sexta-feira, 21, a partir das 9 horas, no Parque da Paz, localizado em Ponta da Fruta, Vila Velha.
Graduado em Medicina pela Ufes em 1977, Redins era uma referência nacional na área de Morfologia e Microscopia Eletrônica. Como docente, marcou gerações de estudantes de áreas da saúde, lecionando disciplinas como Histologia Geral, Histologia dos Sistemas e Embriologia. Foi pioneiro na implantação da microscopia eletrônica na Ufes, consolidando uma infraestrutura que atualmente é referência no estado e no país. Em reconhecimento a essa contribuição, o laboratório multiusuário de microscopia eletrônica da Universidade leva seu nome: Laboratório de Ultraestrutura Celular Carlos Alberto Redins (Luccar), espaço que já apoiou centenas de pesquisas, artigos científicos e pedidos de patentes, tornando-se um centro difusor de conhecimento e inovação.
Além de sua atuação acadêmica, exerceu importantes funções de gestão: foi chefe do Departamento de Morfologia por nove anos, vice-diretor do antigo Centro Biomédico por oito anos e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) por mais de oito anos. Sob sua liderança, e por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Governo Federal em 2007, foram implantados cursos estratégicos para a saúde capixaba, como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e amigas do professor.
Universidade Federal do Espírito Santo