XII Semana de Biologia da Ufes tem inscrições abertas para minicursos

10/08/2020 - 10:14  •  Atualizado 11/08/2020 17:28

Professores e estudantes do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Ufes já iniciaram a organização da XII Semana de Biologia da Ufes (SeBiVix), que será realizada no período de 5 a 9 de outubro. Com o tema Da origem ao amanhã: como caminha a ciência?,  o evento vai relembrar a história da ciência por meio das diversas teorias que foram desenvolvidas, passando pela sua atualidade e como têm influenciado o desenvolvimento das sociedades.

As inscrições para os minicursos ainda estão abertas. Eles serão ministrados entre os dias 13 e 16 de outubro, logo após a realização da Semana. Ao todos, serão oferecidos 30 minicursos, que discutirão desde as espécies que estão ameaçadas de extinção até a comunicação acústica no mundo animal (veja a programação dos minicursos no arquivo anexado abaixo).

Já as inscrições para participar da XII Semana já estão esgotadas. Em apenas cinco dias, as 420 vagas disponíveis foram preenchidas, mas a Comissão Organizadora informa que as pessoas interessadas que não conseguiram se inscrever poderão participar da programação por meio do canal do evento no YouTube.

Programação

A Semana de Biologia da Ufes, organizada anualmente por professores e alunos do Departamento de Ciências Biológicas do CCHN, é dirigida aos graduandos e pós-graduandos dos cursos de Ciências Biológicas e de áreas afins. O objetivo é contribuir para a divulgação científica e discussão de temas relevantes sobre ciência, sociedade e ambiente, de modo a promover a conscientização do papel da sociedade e do homem nos processos de conservação. Pretende ainda levar para a sociedade uma reflexão crítica da importância da conservação e mostrar os avanços científicos recentes que servem de indicadores da degradação ou recuperação do ambiente.

A programação deste ano contará com palestras; sorteios; salas-redondas; e concursos de fotografia, desenho e vídeos, além de minicursos. Devido à pandemia do novo coranavírus, a edição será realizada totalmente na forma on-line. Dentre os temas que serão debatidos, estão: como as brechas da ciência facilitaram o surgimento de pseudoteorias; bioarqueologia; paleoarte; evolução; caos e a visão da Física na Biologia. Clique aqui e conheça a programação completa

Outras informações sobre os minicursos e o evento em geral estão disponíveis no site https://sebivix.com.br/. Dúvidas e esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail sebivix@gmail.com.

Texto: Jorge Medina