Webinar discute a relação entre trabalhos manuais e saúde mental. Nesta sexta, às 14h

06/10/2021 - 18:23  •  Atualizado 24/05/2022 10:18

A prática de trabalhos manuais - ou manualidades -, como costura, artesanato e carpintaria, é uma forma que as pessoas encontram para aliviar o estresse cotidiano. Porém, o que a ciência tem a dizer sobre isso? Para debater o tema, o Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (Ledhum) da Ufes promove o webinar Psicologia, Manualidade e Saúde Mental: pesquisa e extensão, que será realizado nesta sexta-feira, 8, às 14 horas.

A seminarista será a professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento Cláudia Rossetti. Ela apresentará e discutirá o projeto de extensão Linhas da Vida, do qual foi coordenadora e que funcionou entre os anos de 2019 e 2020 com o objetivo de reduzir o estresse acadêmico. Durante o período, foram realizadas oficinas semanais de crochê nas quais os participantes, em grande parte estudantes da Universidade, utilizaram técnicas diversificadas de tecelagem e registraram seu progresso em um diário.

Além do Linhas da Vida, a professora apresentará sua pesquisa de pós-doutorado, que está sendo realizada, atualmente, na Universidade de São Paulo (USP).

O webinar será transmitido pelo canal do YouTube do Ledhum. Não é necessária inscrição prévia. Qualquer pessoa interessada poderá acessar o link e interagir com a seminarista pelo chat da plataforma.

Ledhum

O Ledhum, coordenado pela professora Claudia Rossetti, tem como objetivo a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. As temáticas estudadas são: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas; construção de novos instrumentos de avaliação e intervenção; pesquisas sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano, entre outras.

Texto: Vinícius Fontana