Viviane Mosé participa de bate-papo sobre residência artística na Ufes, dia 22

18/03/2022 - 16:43  •  Atualizado 22/03/2022 12:06

Por séculos, a arte foi produzida quase que exclusivamente dentro de um espaço controlado pelo artista - como um ateliê - e depois levado para um local de apresentação ao público. No entanto, a partir dos anos 1970, propagaram-se as chamadas residências artísticas, que são lugares de convívio e produção fora dos redutos tradicionais. Um desses espaços foi aberto na Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP), com o programa Residência Resistência.

A exposição Saturação, aberta na GAP, é a primeira experiência realizada na Ufes dentro desta proposta, tendo a curadoria do artista Didico. Nela, seis artistas residentes não apenas criam, mas também vivem dentro da galeria, aos olhos do público. Para falar sobre a experiência e os trabalhos produzidos, no dia 22 de março, a partir das 9 horas, será realizada uma live com a participação da psicóloga, filósofa e poetisa Viviane Mosé.

A transmissão do evento é aberta ao público e será realizada pelo canal do Centro de Artes no YouTube. Estudantes do Centro que assinarem a lista de presença durante a live terão direito a um certificado de participação.

Residência artística

A residência artística é um movimento iniciado em um momento no qual se popularizou a produção artística em paisagens não convencionais. “As pessoas começaram a sair dos museus e ir para as ruas. Até então, a produção artística era uma coisa muito privilegiada, sendo necessário um espaço, um ateliê para produzir, etc.”, explica a professora do Centro de Artes Isabela Frade.

Dentro da residência, os artistas de fato podem residir na galeria, se assim quiserem. “Por estarmos na pandemia, houve esse desafio de tentar retomar gradualmente as atividades presenciais. Então criamos a residência como forma de desafiar o artista, confinando-o, e o público fica ali fora da galeria, acompanhando sua produção”, complementa a professora, destacando que a GAP é um espaço de pesquisa e experimentação.

A Residência Artística Saturação permanecerá na galeria até 26 de abril, porém outros projetos serão realizados nos próximos seis meses. O programa Residência Resistência é promovido pelo Centro de Artes e pela GAP, com o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes.

Estudantes e artistas capixabas interessados em participar da residência poderão consultar o edital que será publicado na segunda-feira, 21, detalhando os requisitos necessários às propostas.

Mais informações estão disponíveis no site da GAP ou na página da galeria no Facebook e no Instagram.

Texto: Vinícius Fontana