Vem aí a Semana do Conhecimento! Atenção aos prazos para participar

03/11/2021 - 17:28  •  Atualizado 26/11/2021 18:30

A Ufes se prepara para a realização da Semana do Conhecimento 2021, que acontecerá de forma virtual entre 29 de novembro e 3 de dezembro. Gratuito e aberto à participação do público, o evento contará com vídeos gravados e lives que trarão debates importantes sobre educação, ciência e conhecimento.

Nesses eventos e espaços, serão apresentadas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Ufes, bem como aspectos relacionados ao funcionamento da Universidade de interesse da comunidade interna e externa e de estudantes que pretendem estudar na instituição.

Neste momento, estão sendo produzidos os vídeos que serão exibidos na Mostra de Profissões, na Jornada de Extensão e Cultura e na Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação. Os participantes de projetos de extensão e de iniciação científica e tecnológica, bem como os coordenadores de curso de graduação e de pós-graduação, devem ficar atentos às respectivas regras e prazos para enviar seus vídeos a fim de integrar os eventos.

Mostra de Profissões: os centros de ensino, cursos e grupos de Programa de Educação Tutorial (PET) podem produzir vídeos de até 5 minutos, podcasts ou portifólios, apresentando seu funcionamento para a comunidade externa, especialmente para estudantes de ensino médio, com informações sobre suas características e ações e o perfil dos profissionais formados. Os vídeos podem ser enviados para o representante de cada centro na comissão da Mostra junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) até 8 de novembro.

Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação: os vídeos da XXXI Jornada de Iniciação Científica da Ufes, assim como os de Inovação e de Pós-Graduação, deverão ser enviados até 16 de novembro, seguindo as indicações enviadas por e-mail aos responsáveis por projetos de iniciação científica e tecnológica e aos coordenadores de programas de pós-graduação.

Jornada de Extensão e Cultura: a participação de projetos pode se dar por meio da organização de mesas-redondas, oficinas (de até 4 horas de duração) e cursos de extensão (de até 8 horas), da participação ao vivo nos encontros (os projetos serão organizados por eixo temático) e de vídeos de até 1 minuto. É necessário fazer inscrição até 7 de novembro por meio deste formulário.

Sobre a Semana

Já tradicional na Ufes, a Semana do Conhecimento costuma reunir milhares de visitantes nos campi da Ufes, para conhecer seus cursos de graduação e de pós-graduação e seus projetos de ensino, de pesquisa e de extensão. O evento foi realizado de forma on-line pela primeira vez no ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus. A participação é aberta ao público e gratuita - algumas atividades requerem inscrições por meio de formulário. Acompanhe as divulgações no Portal da Ufes e nas redes sociais @ufesoficial.

Além dos eventos já citados - que serão coordenados pela Prograd, pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e pelo Centro de Ciências Exatas (CCE) -, a Semana do Conhecimento terá atividades organizadas pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Cidadania (Proaeci), pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), pela Secretaria de Cultura (Secult), pela Biblioteca Central (BC), pelo Gabinete da Reitoria e pela Superintendência de Comunicação (Supec).

A Semana do Conhecimento é parte da Jornada Capixaba de Ciência e Inovação, organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) do Espírito Santo. A Jornada Capixaba tem como tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, o mesmo definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para o Mês Nacional, que ocorreu em outubro, com participação da Mostra de Ciências e da Mostra de Biologia da Ufes.

Matéria atualizada em 04/11/21 às 11h50.

Texto: Lidia Neves