Vagas abertas para mestrado e doutorado em cinco programas de pós-graduação. Confira!

21/03/2024 - 19:44  •  Atualizado 22/03/2024 16:18
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Thereza Marinho
Quadrado laranja com letras brancas informando "Vagas abertas - mestrado e doutorado"

Cinco programas de pós-graduação estão realizando seus processos seletivos para cursos de mestrado e doutorado, totalizando 120 vagas. No campus de Goiabeiras, as oportunidades são para os Programas de Pós-Graduação em Artes, em Letras, em Comunicação e Territorialidades e em Psicologia Institucional. Já no campus de Maruípe, as inscrições são para o Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas.

Confira mais informações abaixo e nos editais publicados no final da matéria.

Artes (doutorado)

Prosseguem, até 27 de março, as inscrições para o curso de doutorado do  Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA). Serão ofertadas, ao todo, 11 vagas. Poderão participar da seleção estudantes concluintes e egressos de cursos de mestrado em Artes. Candidatos portadores de diploma de mestrado em outras áreas terão o currículo avaliado pelo Colegiado Acadêmico quanto à adequação ou aproximações intermídias. Os interessados deverão enviar a documentação exigida pelo e-mail editais.ppga@gmail .

Contato: editais.ppga@gmail.com

Letras (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) recebe, até 1º de abril, as inscrições para seleções de mestrado (12 vagas) e de doutorado (10 vagas).  Estudantes concluintes e e egressos de cursos de graduação deverão enviar a documentação exigida pelo e-mail selecao.ppglufes@gmail.com. Do total de vagas em cada seleção, 25% serão reservadas para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI).

Contato: sip.ufes@gmail.com

Doenças Infecciosas (mestrado e doutorado - candidatos brasileiros e estrangeiros)

O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas (PPGDI) está com inscrições abertas para seleções dos cursos de mestrado e de doutorado. Os interessados poderão se candidatar até o dia 3 de abril, pelo e-mail processoseletivosppgdi@gmail.com. Serão ofertadas 12 vagas para o curso de mestrado. Já para o curso de doutorado, a oferta é de oito vagas para candidatos brasileiros e de três vagas para estrangeiros.

Em cada processo seletivo, haverá reserva de vagas para candidatos negros, indígenas, quilombolas, deficientes, refugiados, travestis, transexuais e transgêneros.

Podem participar da seleção para o curso de mestrado profissionais com graduação nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas. Já para o curso de doutorado, é necessário ter também título de mestre.

Contatos:  (27) 3335-7504 e ppgdi.ufes@gmail.com

Psicologia Institucional (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) abre,  no período de 22 de março a 21 de abril, inscrições para os processos seletivos de seus cursos de mestrado e de doutorado. Para o mestrado, serão ofertadas 27 vagas para concluintes e egressos de cursos de psicologia ou de áreas afins. Já para o doutorado, com oferta de 17 vagas, é necessário também ter concluído ou estar próximo da conclusão de curso de mestrado nessas áreas.

Do total de vagas em cada seleção haverá reserva de 25% para pessoas pretas, pardas, quilombolas ou indígenas; 10% para pessoas com deficiência; 10% das vagas para pessoas transexuais e travestis; e 5% para pessoas em condição de refúgio político. Os interessados deverão enviar a documentação requerida pelo e-mail  ppgpsiufes.processoseletivo@gmail.com

Contato: psicologiainstitucional.ufes@gmail.br

Comunicação e Territorialidades (mestrado)

Estudantes concluintes e egressos de cursos de graduação em qualquer área poderão se inscrever, a partir de 28 de março, para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PosCom). Das 20 vagas ofertadas para o curso de mestrado, 35% serão reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI); 5% para candidatos travestis, transexuais ou transgêneros (pessoas trans); 5% para candidatos com deficiência (PCD); e 5% para candidatos em condição de refúgio político. As inscrições serão recebidas até 18 de abril, pelo e-mail selecaoposcomufes@gmail.com.

Contato: poscomunicacao.ufes@gmail.com e selecaoposcomufes@gmail.com

Os pré-requisitos, documentos necessários para a inscrição, etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Categorias relacionadas