Vagas abertas para docentes atuarem no Pibid e no Programa de Residência Pedagógica

10/05/2022 - 15:04  •  Atualizado 11/05/2022 15:19

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou editais de chamada para funções relativas a programas fomentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem, entre seus objetivos, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. No Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), a chamada é para os cargos de Coordenador Institucional e Coordenador de Área. No Programa de Residência Pedagógica, voltado para os estudantes que cursaram o mínimo de 50% da carga-horária do curso, a chamada é para docentes orientadores.

Podem se candidatar às funções os professores do quadro efetivo da Ufes que estejam vinculados aos centros e aos departamentos que ofertam cursos de licenciatura e que estejam em efetivo exercício, entre outros requisitos. Para todas as seleções, o candidato deve abrir um processo em seu departamento de lotação, por meio do Protocolo Web, com os documentos exigidos nos editais, que devem ser tramitados para a Diretoria de Apoio Acadêmico (DAA) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Para o Programa de Residência Pedagógica, os interessados em exercer a função de docente orientador deverão se inscrever até 17 de maio. Seguindo as orientações da coordenação institucional, os selecionados serão responsáveis pela apresentação de subprojetos que irão compor a proposta de Projeto Institucional de Residência Pedagógica da Ufes, apresentada à Capes.

Os subprojetos, desenvolvidos em colaboração com as redes públicas de ensino, serão organizados em núcleos de residência pedagógica, compostos por um docente orientador, quinze estudantes residentes e três professores da escola de educação básica responsáveis por acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo.

Pibid

Para as funções de Coordenador Institucional e Coordenador de Área no Pibid, as inscrições seguem até 18 de maio. O coordenador institucional será responsável por garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação à docência previstas no Projeto Institucional, zelando por sua unidade e qualidade.

Já os coordenadores de área, dentre outras atribuições, deverão apresentar subprojetos de iniciação à docência referentes às seguintes áreas: Arte, Biologia, Ciências, Ciências Agrárias, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Alemã, Língua Francesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, ou, ainda, aos cursos de Pedagogia, Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação do Campo.

O coordenador de área deverá ter formação na área do subprojeto, em nível de graduação ou pós-graduação, exceto para os subprojetos nas áreas de Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo ou em subprojetos interdisciplinares.

Mais informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo, pelo e-mail daa.prograd@ufes.br ou pelo telefone (27) 4009-2411/2913.

Texto: Nábila Corrêa