V Mostra de Cinema Latino-Caribenho começa nesta quarta, no Metrópolis

02/12/2014 - 16:16  •  Atualizado 04/12/2014 15:43

O Cine Metrópolis sedia a partir desta quarta-feira, 3, a V Mostra Internacional de Cinema Latino-Caribenho “Joelson Fernandes”, que segue até o sábado, dia 6. O festival vai homenagear o ex-subsecretário de Estado da Cultura, Joelson Fernandes (foto), morto este ano.

A mostra é um evento audiovisual de caráter não competitivo, que tem como foco a difusão através do cinema dos aspectos sociais e culturais de países de língua latina e caribenha, lançando luz sobre a diversidade cultural desses países e ao mesmo tempo sobre importantes pontos que o unem. Toda a programação é gratuita.

O evento é realizado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes (Supecc) e a Casa América Latina Liberdade e Solidariedade.

Programação

A programação da mostra será composta por exibições audiovisuais e painéis sobre os mercados de produção e exibição de obras cinematográficas do Brasil, Costa Rica e México. Serão exibidos filmes de diretores comprometidos com o poder didático do cinema, com a difusão de aspectos relacionados a diferentes culturas, projetando para o público capixaba as diversidades presentes na cultura desses dois países.

Os debates pretendem gerar um diálogo enriquecedor entre os cineastas convidados e o público contribuindo para gerar reflexões sobre criação, identidade, cultura e a realidade social presente nas obras exibidas.

Dentro da programação da mostra será exibido o filme documentário sobre a trajetória de vida de Joelson Fernandes, jornalista, ator e produtor capixaba, um dos idealizadores da Mostra Internacional de Cinema Latino-Caribenho.

Os filmes serão exibidos em língua original sem legendas em português.

Conheça a programação:

03 de dezembro (quarta-feira)

·         19 horas - Cerimônia de Abertura

·         19h30 - Homenagens - Exibição do filme documentário sobre Joelson Fernandes

·         20 horas - Lançamento do longa-metragem “GW 100% Tico” (Doc, 70 min, Brasil/Costa Rica, 2014) – de Cloves Mendes

04 de dezembro (quinta-feira)

·         14 horas - Exibição de cinco curtas-metragens da Costa Rica

·         - O imigrante - 2014 - 14 minutos, de Mario Cardona

·         - Nada mais que sombras - 2010 - 22 minutos, direção e produção: Max Valverde

·         - O filho da 40 - 2009 - Direção: Erika Bagnarello

·         - Ausência - 2014 - 14 minutos - Direção e roteiro: Max Valverde

·         - Anna - 2005 - Diretor: Osvaldo Sequeira

·         15h30 - Painel 1 – “Panorama do Cinema Atual na Costa Rica”, com Roberto Garcia (diretor de cinema, jornalista, crítico e um dos diretores do Instituto de Cinema da Costa Rica), Ricardo Sá (ABD e C/ES), Verônica Gomes (SATED/ES). Mediação de Claudino de Jesus (Federação Internacional de Cineclubes)

·         17 horas - Exibição do longa-metragem “O Retorno” (El Regreso, Ficção, 90 min, Costa Rica, 2011), de Hernan Jimenez.

·         19 horas – Exibição do longa-metragem “O último comandante” (El Último Comandante, Doc, 96 min, Brasil/Costa Rica, 2010), de Vicente Ferraz e Isabel Martinez

·         21 horas - Debate com Peter Avillés – Produtor do filme “O último comandante”

5 de dezembro (sexta-feira)

·         14 horas - Exibição de cinco curtas-metragens do México

·         - La Tiricia o cómo matar la tristeza

·         - Lupano Leyva

·         - El último canto del pájaro cú

·         - Jaulas

·         - Niño de mis ojos.

·         15 horas - Painel 2 – “Panorama atual do cinema no México” – Com Albino Alvarez (diretor da Cinemateca da TV UNAM - Universidade Nacional do México), Ricardo Sá (ABD e C/ES), Verônica Gomes (SATED/ES). Mediação de Claudino de Jesus (Federação Internacional de Cineclubes)

·         17 horas - Exibição do longa-metragem “Heli” (Heli, Ficção, 105 min, México, 2013), de Amat Escalante

·         19 horas - Exibição do longa-metragem “O informe Toledo” (El informe Toledo, Doc, 87 min, México, 2009), de Albino Alvarez.

·         21 horas - Debate com Albino Alvarez, diretor do filme “O informe Toledo”

6 de dezembro (sábado)

·         17 horas -  Exibição do filme Viva Cuba (uba, 2005, 80 min, Ficção ),Direção: Juan Carlos Cremata Malberti e Iraida Malberti Cabrera

·         19 horas - Exibição do longa-metragem “A jaula de ouro” (La Jaula de Oro, Ficção, 110 min, México, 2013), de Diego Quemada-Diez

·         21 horas - Exibição do longa-metragem “Gestação” (Gestacion, Ficção, 91 min, Costa Rica, 2009), de Esteban Ramírez.

Por Thereza Marinho, com informações e foto da Secretaria de Estado da Cultura