Último dia de inscrição nos editais de cadastro para auxílios Inclusão e Acessibilidade Digital

08/02/2021 - 12:09  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Termina nesta segunda-feira, 8, o prazo de inscrições nos editais de cadastro para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial e para o Auxílio Acessibilidade Digital, direcionados aos estudantes ingressantes nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu da Ufes no semestre letivo especial 2020/2.

As inscrições devem ser realizadas em formulário disponibilizado no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci): www.proaeci.ufes.br, onde estão publicados os editais com informações sobre os critérios de classificação. O candidato deverá manifestar seu interesse por um ou mais auxílios no momento da inscrição.

O Auxílio Inclusão Digital Emergencial subdivide-se em duas modalidades: auxílio internet e auxílio equipamento. O primeiro é destinado a viabilizar acesso a serviços de internet fornecendo pacote de dados móveis, concedidos por meio do projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação, sob coordenação da Proaeci, que já disponibiliza chips desde novembro de 2020.

Já o auxílio equipamento é concedido na forma de doação e/ou empréstimo de equipamentos usados (notebook ou desktop), por meio do projeto Solidariedade Digital, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Os termos e condições para recebimento de cada auxílio serão divulgados nas páginas oficiais da Ufes.

Os interessados devem estar regularmente matriculados em algum curso de graduação ou de pós-graduação stricto sensu da Ufes, ter renda bruta familiar máxima de 1,5 salário mínimo per capita e não possuir equipamento de informática e/ou acesso à internet. Dúvidas poderão ser dirigidas ao e-mail inclusaodigital2021@ufes.br ou pelo telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas) e pelo WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens).

Acessibilidade

O Auxílio Acessibilidade Digital é direcionado aos ingressantes com deficiência, tanto da graduação quanto dos cursos de pós-graduação stricto sensu, atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes). Os estudantes também deverão se encaixar nos critérios de possuir renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita e não ter acesso a dispositivos ou equipamentos de acessibilidade digital, tais como teclado adaptado em braile, teclado de contraste para baixa visão, acionador de mouse por pressão, lupas, entre outros.

Dúvidas poderão ser encaminhadas ao Núcleo de Acessibilidade pelo e-mail inclusaodigital2021@ufes.br ou naufes.ufes@gmail.com, ou pelo telefone (27) 98817-4738 (apenas ligações, das 9 às 17 horas).

Os estudantes com deficiência que necessitem de computadores (notebooks ou desktops) ou acesso à internet deverão se cadastrar também nas chamadas de Inclusão Digital.

Apoio

O cadastro tem como objetivo identificar a demanda existente e oportunizar a aquisição dos itens que auxiliem a realização das atividades acadêmicas do semestre letivo especial 2020/2, desenvolvidas no formato do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte). Os estudantes classificados na chamada de cadastro serão contemplados dentro da disponibilidade de recursos financeiros, orçamentários e materiais da Universidade.

Essa é a terceira chamada aberta pela Universidade para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial. Até o momento, foram disponibilizados 3.507 auxílios para equipamento e 1.601 para internet.

Texto: Camila Fregona e Vinícius Fontana