Ufes tem recorde de patentes concedidas e pedidos de registro de propriedade intelectual

02/01/2024 - 11:42  •  Atualizado 04/01/2024 16:19

A Ufes fechou o ano de 2023 com recorde de pedidos de registro de marcas (dez), patentes (27), programas de computador (17) e de desenho industrial (um) encaminhados ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). São 55 depósitos feitos junto ao órgão e alguns pedidos ainda estão em fase de redação pela Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade. Outro recorde batido em 2023 foi o de patentes concedidas: cinco.

"A inovação na Ufes deixou de ser incipiente e agora está bem institucionalizada. Os pesquisadores possuem apoio institucional nos ativos de propriedade intelectual, o que pode ser visto pelos números de 2023. É importante ressaltar que a Ufes ficou em 10º lugar no quesito inovação no Ranking Universitário Folha, o RUF 2023", afirmou o pró-reitor da PRPPG, Valdemar Lacerda Jr.

Entre as patentes concedidas está a que desenvolveu um método de produção e uso de biomaterial ósseo (foto) para utilização em procedimentos ortopédicos e odontológicos. Publicada pelo INPI no dia 11 de abril, essa foi a 14ª patente concedida com titularidade da Ufes, e foi a primeira em que houve, efetivamente, a transferência de tecnologia. A parte cessionária é a Biobone, startup instalada no Espaço Empreendedor da Ufes, e que, por meio de investidores, realizou o depósito de patente nos EUA, México, Canadá, União Europeia, Israel, Japão, Coreia, China e Hong Kong. Já há interesse de uma empresa suíça no licenciamento da tecnologia para fabricação do produto e distribuição mundial.

Outra patente de grande impacto concedida em 2023 trata da produção de uma resina supressora de pó. Por meio de uma parceria da Ufes com a Vale, a publicação da concessão da patente aconteceu em julho. Foi a primeira patente verde da Ufes, trazendo soluções que têm impacto social na produção e no meio ambiente.

O supressor tem potencial para retirar do meio ambiente todos os meses mais de 1 milhão de garrafas PET, necessárias para a sua produção no Espírito Santo. A maior parte do plástico utilizado para fazer o supressor sustentável será fornecida pelas associações de catadores de material reciclável da Grande Vitória. O supressor sustentável será utilizado em escala industrial pela Vale na Unidade de Tubarão, em Vitória.

Texto: Sueli de Freitas