Ufes tem quatro cursos de graduação com nota máxima no Enade 2021

13/09/2022 - 15:55  •  Atualizado 14/09/2022 18:10

Os cursos de graduação em Geografia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas e Ciências Sociais receberam nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado, divulgado nesta segunda-feira, 12, pelo Ministério da Educação, refere-se à avaliação realizada no ano de 2021, da qual participaram 42 cursos de graduação da Ufes, sendo 28 do campus de Goiabeiras, sete do campus de São Mateus e outros sete do campus de Alegre.

Além dos quatro cursos que receberam nota máxima, outras 22 graduações foram avaliadas com nota 4 e 14 obtiveram conceito 3. As notas, que variam de 1 a 5, referem-se ao Enade e ao Indicador de Diferença de Desempenho (IDD), índice que avalia o curso tendo como base as notas obtidas pelo estudante no início do curso (nota do Enem) e no fim da graduação.

A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, ressalta que todos os cursos da Ufes participantes desse ciclo avaliativo tiveram resultados satisfatórios, segundo a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). “Esses conceitos refletem a qualidade da educação desenvolvida pela Ufes e é o resultado de um trabalho de sensibilização realizado de forma integrada com os centros de ensino, coordenações de curso e discentes”, avalia.

O vice-reitor no exercício da Reitoria, Roney Pignaton, atribui o resultado a um trabalho constante de aprimoramento dos cursos e à dedicação das equipes de professores e técnicos, além do compromisso dos estudantes. “É importante destacar a participação e o empenho dos nossos alunos neste processo avaliativo. Desta forma eles demonstram a qualidade do ensino na Ufes”.

Os valores obtidos neste exame vão compor o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que considera a avaliação de desempenho dos estudantes, o valor agregado pelo processo formativo, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. O índice CPC será divulgado entre novembro e dezembro deste ano.

Confira na tabela anexada abaixo os resultados obtidos pelos cursos de graduação da Ufes nesta avaliação do Enade.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes