Ufes sobe de posição no RUF 2023 e consolida resultados positivos em avaliações

14/11/2023 - 17:59  •  Atualizado 16/11/2023 18:09

A Ufes está no 24º lugar no Ranking Universitário Folha 2023 (RUF) entre 203 instituições de ensino superior brasileiras, com a nota 83,70 numa escala de zero a cem. Desde o último levantamento, em 2019, a Ufes subiu três posições. No item inovação, a federal capixaba conquistou o 10º lugar; em ensino, ocupa o 33º; em pesquisa, 25º; em mercado de trabalho, 28º; e em internacionalização está em 26º lugar (veja a tabela abaixo).

Um total de 37 cursos da Ufes participaram da edição 2023 do RUF, sendo que dez desses cursos estão entre os 30 melhores do país. São eles: Direito, 14ª posição, Artes Plásticas e Visuais (20ª), Engenharia Ambiental (20ª), Geografia (20ª), História (24ª), Ciências Sociais (24ª), Educação Física (24ª), Ciências Contábeis (25ª), Fisioterapia (27ª) e Medicina Veterinária (29ª).

A avaliação é realizada pelo jornal Folha de São Paulo, observando indicadores que são levantados em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes (INPI), do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes- Enade) e disponibilizados por agências estaduais e federais de fomento à ciência. São consideradas, também, duas pesquisas nacionais de opinião realizadas pelo Datafolha com empregadores e com professores.

Crescimento contínuo

“A Ufes tem crescido a cada ano no ranking da Folha, desde 2014. Em 2023, chama a atenção o décimo lugar em inovação, resultante das patentes registradas pela Universidade”, afirma a secretária de Avaliação Institucional, Leila Massaroni.

Para ela, o resultado é atribuído a “todo investimento institucional feito para qualificação do ensino de graduação; da pesquisa, com crescente volume de publicações; aumento do número de cursos de mestrado e doutorado; conquista de patentes, além da inserção dos egressos no mercado de trabalho”.

Massaroni ressalta que o resultado do ranking corrobora com todos os processos avaliativos que vêm sendo realizados na Ufes em 2023, desde o Recredenciamento Institucional do Ensino Presencial, que deu à Ufes a nota máxima, passando pelos resultados do Enade, dos conceitos obtidos nas avaliações de cursos de graduação e da pós-graduação. “Há coerência nos processos avaliativos da Universidade que mostram que a Ufes tem consolidado gradativa e constantemente a busca da excelência”.

Outras instituições

Das 30 primeiras primeiras instituições de ensino classificadas no ranking RUF, 28 são públicas. O primeiro lugar ficou com a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual Paulista (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

A Ufes no Ranking Universitário Folha:

Inovação

Mercado