Ufes sobe 53 posições em Ranking de Universidades Empreendedoras 2021

08/12/2021 - 18:39  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

A Ufes subiu 53 posições no Ranking de Universidades Empreendedoras 2021, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), alcançando o 25º lugar nesta edição. A sessão solene de premiação aconteceu nesta quarta-feira, 8, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

As 126 universidades ranqueadas, em todas as unidades da federação, foram avaliadas nos eixos extensão, inovação, cultura empreendedora, internacionalização, capital financeiro e infraestrutura. A Ufes, que conta com 25 empresas juniores, ficou em terceiro lugar em boas práticas de capital financeiro, após as estaduais Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP). Os indicadores desse item são o orçamento das instituições de ensino e os fundos patrimoniais que tratam dos recursos da sociedade civil destinados a auxiliar as universidades.

"A boa posição no ranking reconhece o esforço que a Diretoria de Interlocução com a Sociedade da Proex tem feito junto com os coordenadores e estudantes”, afirmou o pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto. Na sua avaliação, “a relação com as empresas juniores e outras que podem injetar recursos é um movimento que tem forte impacto na formação dos estudantes por meio da pesquisa, ensino ou prestação de serviços”. Ele acrescenta: “É uma maneira também de gerar transformação social, pois muitas das atividades realizadas pelas empresas juniores têm esse foco”.

Essa é a quarta edição do ranking Universidades Empreendedoras, que tem três diferentes fontes de informação: pesquisa de percepção respondida por 24 mil estudantes de graduação de todo o país, bases de dados secundárias e informações prestadas pelas próprias universidades.

A presidente da Brasil Júnior, Fernanda Amorim, destacou durante a sessão solene que o ranking é um instrumento de política pública, pois traz diagnóstico, evidências e informações para que sejam desenhadas "políticas coerentes para solução dos problemas do país”. Além disso, ela destacou a importância de um ranking feito por “alunos que quiseram olhar para a universidade neste contexto atual”, referindo-se ao momento de crise em função da pandemia. A Brasil Júnior representa cerca de 33 mil jovens empreendedores em todo o país.

Texto: Sueli de Freitas