Ufes sedia seminários de educação especial e educação inclusiva a partir desta terça, 6

O campus de Goiabeiras da Ufes sedia a partir desta terça-feira, 6, o VII Seminário Nacional de Educação Especial e o XVIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, com tema Mercantilização da Educação Especial: desmonte, privatização e filantropização. A solenidade de abertura terá início às 9 horas, no Cine Metrópolis, com a presença do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UGRJ), Roberto Leher, que ministrará uma conferência sobre Mercantilização da Educação Pública e do Trabalho Docente.

Os eventos seguirão até o dia 8 e são promovidos pelo Fórum Permanente de Educação Inclusiva do Espírito Santo (FPEI-ES), em parceria com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (Neesp), Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), o Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e o Centro de Educação da Ufes.

Segundo os organizadores, os eventos têm como objetivo socializar e debater a produção de conhecimento na área de Educação Especial, dando destaque às práticas pedagógicas, à formação de profissionais dos diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como às políticas públicas para a área, visando, sobretudo, o direito à educação pela via do acesso, da permanência e da apropriação do conhecimento por todos os alunos. Outra finalidade é a defesa de recursos públicos para a educação pública, estatal, gratuita, laica, de gestão democrática e de excelência na escola comum para todos os estudantes.

A programação abordará temas como inclusão escolar, formação de professores, financiamento da educação especial e práticas pedagógicas inclusivas, entre outros, que serão debatidos por professores e pesquisadores de diversas universidades. Mais informações estão disponíveis no site https://forumpermanenteei.ufes.br/.

Sobre o Fórum

O Fórum Permanente de Educação Inclusiva do ES foi criado em 1997, com o objetivo de contribuir com a produção, a divulgação e o debate de conhecimentos e ações referentes às políticas e às práticas que podem favorecer o direito à educação do público-alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com foco no acesso, na permanência e na aprendizagem. A Secretaria e a coordenação do Fórum funcionam na sala 2 do Neesp, no Centro de Educação da Ufes.

Com informações da organização do evento

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)