Ufes sedia reunião do comitê gestor da Mobilização Capixaba pela Inovação

20/05/2022 - 18:49  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

A Ufes recebeu na tarde de quarta-feira, 18, a reunião do comitê gestor da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). O encontro contou com a presença do reitor, Paulo Vargas, e do vice-reitor, Roney Pignaton, que se encontraram com representantes de instituições parceiras na iniciativa.

A MCI foi criada em 2018 e é uma ação conjunta de atores locais para criar condições que estimulem a inovação no Espírito Santo. Atualmente, 17 entidades são membros da MCI, reunindo-se com periodicidade mensal. Coordenada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), a iniciativa surgiu a partir da parceria de representantes de quatro setores: produtivo, governamental (governo do Estado), instituições do terceiro setor e academia.

Além de sediar o encontro, a Universidade apresentou o projeto de ensino de empreendedorismo na Ufes, coordenado pela professora Miriam Magdala. Através da disciplina, é estimulado o comportamento inovador dos estudantes, a fim de que busquem desenvolver propostas de soluções para problemas reais.

“Apresentamos o histórico da disciplina de empreendedorismo e inovação, na qual os estudantes são conduzidos por uma jornada e convidados a apresentar soluções. Focamos também na necessidade de realização do trabalho em equipe, de forma interdisciplinar, motivando e ativando a criatividade”, relata Miriam Magdala.

Conforme o vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton, a Universidade participa ativamente na MCI, “por um lado, como um dos representantes da academia na estrutura formal que constitui um ecossistema de inovação – academia, governo e indústria – e, por outro, como um dos principais produtores de inovação no estado, resultado dos trabalhos de pesquisa e extensão realizados em nossa instituição”.

Espaço Empreendedor

O professor Anilton Garcia, que faz parte do comitê gestor do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec/MCI), ressalta a importância da presença da administração da Universidade na reunião e as possibilidades que a instituição oferece para o melhoramento do ambiente de inovação capixaba. “Foram apresentadas, de forma presencial, as instalações onde será inaugurado o Espaço Empreendedor da Ufes, sendo que algumas entidades já nos procuraram para conhecer os projetos. A formação de talentos não serve apenas para fornecer mão de obra para a área de alta tecnologia, e sim para despertar nos jovens a sua vocação inovadora”, destaca.

Também foi apresentada a proposta de um edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), cujo objetivo é realizar uma chamada para financiar projetos de extensão tecnológica em todas as microrregiões capixabas.

“A reunião realizada com a Ufes é de grande importância para possibilitar essa aproximação entre a academia e a sociedade. Através da inovação, esse percurso acaba sendo mais intenso e mais facilitado. É importante que os parceiros possam conhecer a Ufes e essa reunião serviu para isso”, ressalta a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel.

Por fim, foram explicadas as propostas de credenciamento de quatro novas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no Espírito Santo, a fim de viabilizar a contratação de projetos com empresas em determinadas áreas tecnológicas; a apresentação dos projetos cujo objetivo é a oferta gratuita de formação de programadores de computador; e do Inovaweek, evento de inovação organizado pela Universidade Vila Velha (UVV).

Para saber mais sobre as ações de empreendedorismo na Ufes, acesse o site do Inova Ufes e da disciplina de empreendedorismo.

Texto e fotos: Vinícius Fontana