Ufes sedia Oficina de Trabalho Hispano-Brasileira para estudo de doenças infecciosas

16/09/2022 - 18:07  •  Atualizado 20/09/2022 17:35

A identificação de novos agentes infecciosos e o ressurgimento de doenças que até recentemente eram consideradas controladas compõem uma das áreas que serão estudadas, conjuntamente, por pesquisadores da Ufes, da Universidad Complutense de Madrid (UCM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa é a proposta da Oficina de Trabalho Hispano-Brasileira para Identificação de Oportunidades e Prospecção de Projetos em Colaboração na Área de Doenças Infecciosas, que será realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Maruípe.

Nesta segunda-feira, 19, o vice-reitor Roney Pignaton, que está no exercício da reitoria, recebe para uma reunião os organizadores da oficina e representantes das universidades articuladas. Em pauta, a possibilidade de formalização da parceria por meio de instrumento de colaboração.

No evento, os pesquisadores abordarão aspectos relacionados às chamadas doenças emergentes e reemergentes, que figuram, atualmente, como centro de atenção de profissionais da saúde, cientistas e gestores de políticas públicas.

A transmissão e o controle de infecções de doenças, como sífilis, dengue, zika, chikungunya e malária, estão no foco dos pesquisadores. Os participantes da oficina hispano-brasileira também se reunirão com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, com a proposta de integração da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) à rede de pesquisadores da Ufes, da UCM e da UFRN.

O professor Moises Palace, do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas (PPGDI), explica que o projeto objetiva cumprir uma agenda de trabalho para o desenvolvimento de pesquisas e de planejamento das ações de cooperação a serem realizadas entre as universidades envolvidas. “O projeto está voltado para linhas de pesquisa sobre as áreas de epidemiologia, clínica e diagnóstico das doenças infecciosas, além de uma agenda direcionada à comunicação e à divulgação da ciência”, pondera o pesquisador da Ufes.

Segundo os organizadores da oficina, essa missão de trabalho integra o Tema 2 do Programa Institucional de Internacionalização da Ufes (Capes-Print/Ufes), intitulado Desafios e Soluções Inovadoras para o Controle de Doenças Infecciosas em Áreas Urbanas.

A programação completa da oficina está disponível no arquivo anexado abaixo.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes