Ufes sedia evento nacional em homenagem a Charles Darwin. Inscrições abertas

10/01/2023 - 19:00  •  Atualizado 31/01/2023 17:21

O campus da Ufes em São Mateus sedia nos dias 9 e 10 de fevereiro o Darwin Day, evento nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Genética com o apoio do Laboratório de Genética, Evolução e Conservação de Abelhas (Labelhas) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). Com foco na biologia e dirigido principalmente a graduandos e profissionais da área, a programação inclui palestras, mesas redondas e exposições relacionadas à teoria da evolução e ao campo da biologia.

O evento faz parte de uma celebração mundial em homenagem ao biólogo e naturalista Charles Darwin, principal autor da teoria da evolução divulgada em 1859 no livro A origem das espécies por meio da seleção natural. Dessa forma, as atividades buscam trazer um resgate do pensamento evolutivo que unificou as ciências biológicas, promovendo debates e conversas relacionadas ao tema, e proporcionando um ensino sobre a evolução de maneira interativa, por meio de processos didáticos e inovadores, conversando com áreas do ensino médio e fundamental.

O Darwin Day contará com a presença do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Genética e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Fabrício Santos; e do professor titular aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV), homenageado com a medalha Arthur Bernardes pelos préstimos à Sociedade Brasileira, Lúcio Campos; além de professores e pesquisadores de diversas universidades federais.

Pessoas interessadas em participar do evento já podem se inscrever por meio do link disponibilizado no site do evento. A taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 60, conforme a formação do participante.

Ciência no Bar

O professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Ceunes e coordenador do Darwin Day, Vander Calmon, destacou que algumas atrações da programação serão voltadas para a comunidade externa: “Teremos dois momentos de interação com a comunidade. Um deles é o momento denominado Ciência no Bar, que ocorrerá na quinta-feira à noite. E um outro é o Conversatório, no qual vamos discutir o ensino de evolução com a presença de professores do ensino médio”.

Calmon explica que o Ciência no Bar ocorrerá no Pub Planet Rock, em Guriri, onde três professores – Sávio Farias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Ana Carolina Ramos, da Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba); e Albert Ditchfeld, da Ufes – responderão a perguntas de participantes do evento e debaterão o tema com os presentes.

A programação completa está divulgada no site do evento ou no perfil @darwindayufes no Instagram. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail vander.tosta@ufes.br.

Texto: Victor Thomé (bolsista em projeto de Comunicação)