Ufes sedia 2° Congresso Internacional de Sustentabilidade Urbana

Começou nesta quarta-feira, 14, no Cine Metrópolis, o 2° Congresso Internacional de Sustentabilidade Urbana, realizado pelas redes internacionais de pesquisa Cires (Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis) e EcoEico (Economia Circular como Estratégia para uma Indústria da Construção mais Sustentável). O evento, cuja organização conta com a participação de professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes na organização, segue até sexta-feira, 16.

De acordo com os organizadores, o evento objetiva inicialmente divulgar e democratizar as ações das redes de pesquisa, criando um ambiente propício à ampla troca de experiências, assim como abrir a participação e o diálogo entre especialistas, gestores públicos, empresários e comunidade. Compõem as redes cerca de 150 pessoas de nove países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai, Espanha e Portugal), entre especialistas, gestores públicos e empresários.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, afirmou que é uma grande felicidade para a Universidade poder receber o evento, que aborda um tema de grande relevância, como a sustentabilidade urbana. "Como arquiteto, sempre militei na área do planejamento urbano, na defesa das cidades, e considero da maior relevância que possamos estar tratando dessa temática que, além de ser desafiadora, ela é necessária, em face dos desafios que se apresentam para nós na próxima década e nas seguintes."

Vagas destacou que há um conjunto de expectativas e dados reveladores da condição de desequilíbrio ambiental das cidades e que é fundamental desenvolver políticas e ações efetivas que garantam a resiliência e a possibilidade de construir cidades mais adequadas à vida humana e, sobretudo, que garantam maior equilíbrio na divisão dos recursos e das oportunidades que essas cidades oferecem, assegurando uma sustentabilidade do ponto de vista social. “Esse evento vem em hora muito oportuna, sobretudo quando se inicia uma nova gestão no nosso estado e no nosso país, com perspectivas renovadas na possibilidade de construir políticas mais avançadas para o desenvolvimento nacional e estadual mas, principalmente, para o desenvolvimento das nossas cidades”, complementou.

Além do reitor Paulo Vargas, a solenidade de abertura, realizada pela manhã, contou com a presença do coordenador da Rede EcoEico, professor da Universidade do Minho (Portugal) e coordenador do comitê científico do evento, Luis Bragança; da diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e coordenadora do comitê científico do evento, Cristina Engel; da diretora do Centro de Artes da Ufes, Larissa Zanin; do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Vila Velha (UVV), Alessandro Ramos; do gerente de relacionamento institucional da Faculdade Faesa, Tiago Rocha; do diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira; do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Geraldo Silva; do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Espírito Santo, Heliomar Venâncio; do representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Espírito Santo (Crea-ES), José Maria Cola; da representante da Base 27 Michele Janovik; e da representante da ArcelorMittal Júlia Torres.

A programação do Congresso contemplará atividades envolvendo palestrantes convidados, comunicações técnicas, exposições, workshops, visitas técnicas e reuniões específicas. As áreas temáticas a serem abordadas no evento são: Planejamento urbano, gestão territorial e resiliência urbana; Conflitos ambientais e sociais locais; Indicadores e certificação do edifício, da sustentabilidade urbana e de produtos; Mobilidade e reabilitação urbana; Nearly Zero Energy Buildings – nZEB; Educação ambiental, paisagem urbana e natural; Gestão sustentável/circular da água, esgoto, energia e resíduos; Mudanças climáticas e o ambiente construído; Reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e produtos para a construção; Produtos para a construção como serviço; e O edifício e a sustentabilidade.

A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site https://sustentaurbana.wixsite.com/congresso2022 e no perfil do evento no Instagram.

 

Texto e foto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.