Ufes rescinde contrato de marmitas. Estudantes assistidos receberão auxílio alimentação

09/05/2022 - 20:12  •  Atualizado 11/05/2022 10:02

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) comunica que foi rescindido o contrato com a empresa fornecedora de marmitas para os Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras e Maruípe. A rescisão ocorreu de modo consensual entre a Administração Central da Ufes e a empresa fornecedora, após relatos de estudantes que encontraram larvas em algumas refeições.

Na tarde desta segunda-feira, o reitor da Ufes, Paulo Vargas, o vice-reitor, Roney Pignaton, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, e outros integrantes da Administração Central, comunicaram a decisão de rescisão do contrato de marmitas aos representantes dos estudantes. A reunião foi marcada para discutir o problema surgido nos últimos dias, relacionado a irregularidades encontradas em algumas marmitas.

Reafirmando o compromisso da gestão com a permanência e com a assistência estudantil, a partir desta terça-feira, 10, e até o dia 20 de maio, todos os estudantes daqueles campi e que são assistidos pelo Programa de Assistência Estudantil (Proaes-Ufes) passam a ter direito de receber um Auxílio Alimentação Emergencial no valor de R$ 15 por dia. A previsão é que a produção própria de refeições seja reiniciada a partir do dia 23 de maio nos restaurantes de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, com o retorno do atendimento por meio do sistema prato e bandeja (self-service).

O reitor Paulo Vargas reafirmou o compromisso da Ufes com a permanência dos estudantes na Universidade e os esforços que a Administração vem fazendo para retomar as atividades dos restaurantes universitários. Ele explicou que os processos de compra de produtos e serviços na instituição são regidos por normas legais que precisam ser observadas e informou sobre os percalços encontrados nos processos licitatórios decorrentes de não comparecimento de interessados nas licitações, de incapacidade de apresentação de documentos exigidos por parte das empresas e desinteresse de fornecedores devido ao processo inflacionário.

Também informou que a Ufes começou os procedimentos para contratação desde o ano passado, tendo sido finalizados recentemente, o que assegura a retomada da produção própria dos alimentos nos Restaurantes Universitários a partir de 23 de maio. Os restaurantes de Alegre e da unidade de Jerônimo Monteiro retomaram a produção nesta segunda-feira.

Diante da manifestação de interesse dos estudantes de continuar recebendo marmita até a retomada do RU em sistema de self-service, foi definido na reunião que a Reitoria envidará esforços para contratar, de forma emergencial, um outro fornecedor de marmitas para os próximos dias, mas sem garantia de viabilidade, devido aos prazos exíguos que teriam os fornecedores para prover a quantidade necessária.