Ufes recebe visita de cônsul alemão no Espírito Santo e celebra Dia da Unidade Alemã

10/10/2023 - 18:41  •  Atualizado 11/10/2023 18:49

A Ufes recebeu nesta terça-feira, 10, a visita do cônsul geral adjunto da Alemanha no Espírito Santo, Joachim Schemel, e da cônsul honorária da Alemanha em Domingos Martins, Jenny Sander. A visita consolidou relações institucionais e também celebrou o Dia da Unidade Alemã, comemorado em 3 de outubro para marcar a reunificação da Alemanha Oriental e Ocidental.

Na foto, a cônsul honorária Jenny Sander; o reitor da Ufes, Paulo Vargas; o cônsul geral Joachim Schemel; o vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton; e o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite.

Para abrir o encontro, um coro de estudantes da Ufes regido pela professora do Departamento de Teoria da Arte e Música (DTAM) Hellem Pimentel cantou os hinos nacionais da Alemanha e do Brasil. Depois, o reitor Paulo Vargas deu as boas-vindas aos visitantes.

“Esse encontro, além de sinalizar o reforço das relações entre a nossa Universidade e as instâncias culturais e diplomáticas da Alemanha, alude também à celebração ao Dia da Unidade Alemã, comemorado dia 3 de outubro, em referência à queda do muro de Berlim. Como sabemos, o Muro de Berlim tornou-se um símbolo sombrio das divisões da Guerra Fria. Portanto, o Dia da Unificação Alemã nos inspira a superar desafios e lembrar que a unidade, a paz e a cooperação são valores que devem ser protegidos e promovidos em todo o mundo”, destacou o reitor.

Paulo Vargas lembrou que a Ufes tem estabelecido diversos acordos acadêmicos com a Alemanha nos últimos anos, tanto para receber estudantes alemães, quanto para enviar estudantes brasileiros: “Atualmente, temos oito acordos em atividade, envolvendo cooperação acadêmica, transferência de material de estudo e protocolos de intenções. A Alemanha é o sexto país com o qual a Ufes tem mais acordos ativos. Acreditamos que essa parceria pode avançar ainda mais, e estamos dispostos para que isso de fato aconteça”.

Após a fala do reitor, os professores Mirna Costa, do DTAM, e Daniel Enache, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) apresentaram o primeiro movimento da Sonata para Violoncelo e Piano Opus 38, número 2 de Brahms.

Na sequência, o cônsul Joachim Schemel fez um breve relato sobre o que levou a Alemanha a ser dividida depois da Segunda Guerra Mundial. “É uma ferida na alma do nosso povo”, disse, ressaltando a importância do dia 3 de outubro para aquele país.

Lançamento de livro

Durante o encontro, o professor do DTAM Rodrigo Paiva lançou o livro A Escola de Ulm: 1953-1968, no qual apresenta um panorama da história da formação e das pedagogias da escola, que foi um dos mais importantes centros do design internacional, com sua influência sendo observada desde a época em que esteve ativa, entre os anos de 1953 e 1968 e até os dias de hoje.

A Escola de Ulm: 1953-1968, publicado pela Editora Appris, pode ser adquirido no site da Editora.

Texto e fotos: Thereza Marinho