Ufes recebe equipamentos de tecnologia da informação e comunicação doados pela Vale

02/10/2020 - 19:49  •  Atualizado 06/10/2020 17:51

A Ufes estabeleceu uma parceria com a empresa Vale que resultou na doação de centenas de equipamentos de tecnologia da informação e comunicação para a Universidade. A parceria possibilitará maior suporte para as ações da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com impacto positivo para as atividades acadêmicas e administrativas. O pacote com 289 equipamentos de TI, entre ativos e componentes, está sob o gerenciamento da STI, que operacionaliza a sua utilização. O reitor Paulo Vargas e o superintendente da STI, Renan Teixeira, acompanharam a formalização da parceria, finalizada em agosto.

“A iniciativa da doação por parte de uma empresa de porte como a Vale, e que há várias décadas opera no Espírito Santo, demonstra a importância da plena interação que deve existir entre a Universidade, que é pública, com todos os segmentos da sociedade capixaba”, pontua o reitor Paulo Vargas.

De acordo com Renan Teixeira, a Ufes recebeu equipamentos que irão proporcionar o aumento da capilaridade da rede física de dados nos quatro campi da Ufes – Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, Alegre e São Mateus, no interior. Segundo ele, também será possível aumentar, significativamente, a quantidade de pontos de rede gerenciáveis.

“Outro aspecto importante do reforço no parque tecnológico da Ufes, proporcionado pela doação, está relacionado aos equipamentos de WiFi, porque será possível aumentar a cobertura da rede sem fio em todos os campi”, acrescenta o superintendente.

Laboratórios

Foram doados pela Vale servidores, switches, access points, firewalls, roteadores, proxy, acelerador de rede e módulos. Segundo o diretor de Infraestrutura da STI, Luiz Otavio Rebello, parte dos itens será transferida para o Departamento de Informática do Centro Tecnológico e deverá ser usada em diferentes laboratórios para atividades de pesquisa e ensino nas áreas de graduação e de pós-graduação.

“Compreendemos a necessidade de a Universidade ampliar e melhorar a sua infraestrutura de rede e cobertura WiFi nos campi, além da importância de se expandir a diversidade de ativos de rede nos laboratórios de ensino de graduação”, destaca o gerente de Engenharia de Telecomunicações da Vale, Gustavo Santos. “A Vale mantém uma série de parcerias com a Ufes, e essa doação ajuda a reforçar a estrutura da instituição, contribuindo para que a Universidade mantenha a sua excelência em educação, em pesquisa e inovação”, ressalta Santos.

Na foto, laboratório do Departamento de Informática da Ufes.

Texto: Luiz Vital
Imagem: Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufes