Ufes recebe cátedra da ONU na área de Direito Internacional dos Refugiados

Neste quarta-feira, 12, a Ufes recebeu a Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A Cátedra recebida representa um reconhecimento das Organizações das Nações Unidas (ONU) de que a Universidade tem conhecimento na área de Direito Internacional dos Refugiados.

Com o selo, a Ufes vai aprofundar as atividades relacionadas ao tema que são realizadas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo é ajudar refugiados que chegam ao Espírito Santo. Para isso, foi acrescentada a matéria de Direito Internacional dos Refugiados na grade curricular do curso de Direito e será criado um grupo de pesquisa interdisciplinar para estudar o tema e apresentar novas propostas legislativas. A Ufes pretende oferecer vestibular especial para os estrangeiros, além de aulas de português.

Segundo a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), Brunela Vincenzi, a cátedra representa a importância da Universidade na ajuda às questões humanitárias. “É importante reconhecer que a Ufes é uma instituição de ensino de excelência que pode ser parceira da ONU. Assim, a Universidade pode participar e ajudar nas questões humanitárias”, destaca.

O reitor Reinaldo Centoducatte assinou o recebimento da cátedra ao lado da vice-reitora Ethel Maciel e da professora Brunela Vincenzi (foto).

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.