Ufes recebe 400 crianças de escolas públicas para atividades da Semana Mundial do Brincar

26/05/2023 - 15:33  •  Atualizado 26/05/2023 18:20

As salas de aula e a área externa do Centro de Educação da Ufes (CE) foram ocupadas por centenas de crianças nesta sexta-feira, 26. Com idades entre 3 e 11 anos, cerca de 400 estudantes de 10 escolas públicas municipais participaram da 1ª Semana Mundial do Brincar: a natureza do brincar, que teve na programação jogos tradicionais, cantigas e diversas brincadeiras durante todo o dia.

Na Ufes, o evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico de Pedagogia Florestan Fernandes (DAFF), em conjunto com os professores do Centro de Educação Iguatemi Rangel e Rafaela Guimarães. A programação, que acontece desde o dia 20 de maio em outros locais da Grande Vitória, se encerra do neste domingo, 28, com a realização da atividade Brincar Livre, em Itaparica, Vila Velha.

Segundo a coordenadora de Comunicação do DAFF, Nicoly de Moura, o evento teve como objetivo principal “demarcar a infância a partir das brincadeiras”, além de provocar a sociedade a olhar para a natureza do brincar como substância e essência do ser humano.

A programação celebra o Dia Mundial do Brincar em mais de 40 países desde 1999, chamando a atenção para o brincar como direito das crianças e dos adolescentes previsto na Constituição, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Declaração Universal dos Direitos da Criança das Nações Unidas e no Marco Legal da Infância. A realização, no Brasil, é do movimento Aliança pela Infância.

Texto e foto: Leandro Reis