Ufes realiza seminário internacional sobre doenças emergentes. Inscrições até 12/6

07/06/2023 - 12:06  •  Atualizado 12/06/2023 16:45

Vai até segunda-feira, 12, o prazo de inscrições para pessoas interessadas em participar do I Seminário Internacional Abordagens, Oportunidades e Colaboração Internacional em Pesquisas sobre Doenças Emergentes, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas (PPGDI) da Ufes. O evento, que ocorrerá na tarde do dia 22 de junho, será realizado no Auditório Rosa Maria Paranhos, do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, no campus de Maruípe, e a participação é gratuita mediante inscrição neste link.

São consideradas doenças emergentes as enfermidades infecciosas novas ou identificadas recentemente, com grave impacto no ser humano, e cuja incidência teve aumento recente ou previsão de aumento para o futuro próximo.

O seminário internacional é organizado pela professora do PPGDI Rachel Vicente, que conta que os pesquisadores estrangeiros cooperam em pesquisas da Ufes sobre dengue e vêm à Universidade para ministrar um workshop sobre bioinformática aplicada à saúde. “Aproveitamos a presença deles para fazer esse seminário, aberto a todos os estudantes e profissionais de saúde, que terá foco maior nas arboviroses, como dengue, chikungunya, zika, e febre amarela”, detalha a professora.

No evento, que será ministrado totalmente em inglês, serão tratados aspectos sobre arbovírus, flavivírus, dengue e febre amarela, e ainda sobre a cooperação internacional em relação a doenças infecciosas. A programação conta com a participação dos pesquisadores estrangeiros Kuan Rong Chan e Seng Geap Justin Ooi, da Duke-NUS Medical School (de Singapura), e Laura Rivino, da University of Bristol (do Reino Unido), ao lado dos professores da Ufes Crispim Cerutti Jr., Moisés Palaci e Maria José Pontes, além de Rachel Vicente.

O seminário tem financiamento do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-PrInt) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes). Haverá emissão de certificados para os participantes.

Texto: Lidia Neves