Ufes realiza nesta terça, 26, painel sobre ações afirmativas na pós-graduação

25/07/2022 - 17:32  •  Atualizado 26/07/2022 16:29

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD), e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) realizam nesta terça-feira, 26, o painel Ações Afirmativas na Pós-Graduação. O objetivo é promover diálogos entre as pró-reitorias da Ufes e instituições que já implementaram ações afirmativas na pós-graduação para compartilhar experiências e colaborar na elaboração das ações afirmativas institucionalizadas na Ufes.

O evento será realizado das 14 às 18 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), com transmissão simultânea para os campi do interior do estado realizada pela equipe da Superintendência de Educação a Distância (Sead). Participarão do painel integrantes da Câmara de Pós-Graduação, da Câmara de Pesquisa e do Comitê de Iniciação Científica da Ufes.

Na ocasião, o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Acácio Sidinei Santos, que também é membro do Observatório de Políticas Afirmativas do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), compartilhará experiências de implementação de ações afirmativas na pós-graduação.

Perfil dos estudantes

Segundo informações da Proaeci, a adoção das ações afirmativas nos cursos de graduação na Ufes a partir de 2007 trouxe mudanças significativas no perfil dos estudantes e nas ações de permanência destes no ambiente universitário, o que possibilitou também a ampliação do saber na perspectiva da pluralidade representada nos campi. O êxito obtido motivou a necessidade de pensar as ações afirmativas para além da graduação, tornando-se essencial para que a Universidade avance na qualificação de nossa produção científica.

A construção do painel Ações Afirmativas na Pós-Graduação se insere no contexto das discussões do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI) 2021-2030, principal ferramenta para as ações da Universidade no que concerne à elaboração de projetos estratégicos para alcançar os objetivos institucionais em ações afirmativas na Ufes.

Além do PDI, é um documento norteador de planos de ação a Agenda Afirmativa, objeto da 1ª Conferência de Ações Afirmativas da Ufes, realizada em 2018, que possui 76 propostas (gerais e específicas) construídas junto à comunidade acadêmica e setores sociais para implantar ações e práticas na Ufes e, sobretudo, dar prosseguimento aos diálogos institucionais no sentido de implementação das propostas elencadas na perspectiva da agenda.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes com informações da Proaeci.