Ufes realiza Caminhada Saúde & Qualidade de Vida na próxima quarta-feira, 19

17/10/2022 - 12:56  •  Atualizado 18/10/2022 14:58

Na próxima quarta-feira, 19, a Ufes realiza a segunda edição da Caminhada Saúde & Qualidade de Vida, na qual estudantes, servidores técnico-administrativos, professores e membros da comunidade externa darão duas voltas no campus de Goiabeiras, visando promover a atividade física aliada a momentos de descontração. A ação, intitulada Caminhada Rosa, em referência ao mês da prevenção do câncer de mama, sairá do Teatro da Ufes às 17 horas, e os participantes são convidados a trajar tênis e camisa rosa.

Organizado de forma conjunta entre a Diretoria de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Universidade Promotora da Saúde (UPS/Ufes), o evento marca o início das caminhadas que acontecerão regularmente nas segundas e quartas-feiras, a partir das 17 horas, tendo o Teatro da Ufes como ponto de encontro.

De acordo com a secretária de Avaliação Institucional e membro integrante da UPS/Ufes, Leila Massaroni, “trata-se de um momento de reflexão sobre a importância da vida, a partir de ações de conscientização sobre o cuidado com a saúde física e mental”. Para a diretora de Esporte e Lazer da Proex, Paula Cristina Silva, a iniciativa “visa incorporar exercícios na vida cotidiana da comunidade universitária, demonstrando que, com atitudes simples e frequentes, conseguimos trazer maior bem-estar para nossas vidas”.

Universidade Promotora da Saúde

As UPSs estão presentes em várias universidades brasileiras e em nível mundial. Trata-se de um programa ligado à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que visa integrar uma rede de troca de experiências, saberes e fazeres para promover a saúde individual e coletiva das comunidades universitárias.

Desde maio de 2018, a Ufes integra a Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups), o que significa que a Ufes definiu a área da saúde como parte de seu planejamento. “Como instituição de ensino superior, a Ufes assumiu a responsabilidade social de estabelecer políticas institucionais que promovam a saúde e a qualidade de vida das comunidades interna e externa”, explica Massaroni.

A primeira Caminhada Saúde & Qualidade de Vida aconteceu em outubro de 2018. Além dessa atividade, a UPS/Ufes, cuja coordenação fica a cargo da professora Liliana Barros, do Departamento de Clínica Odontológica, promove ações de saúde física e mental; alimentação e bem-estar; envelhecimento saudável; saúde masculina; e prevenção ao câncer de mama.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes