Ufes realiza balanço de 2020 e se prepara para os desafios de 2021

29/12/2020 - 19:16  •  Atualizado 04/01/2021 10:06

Que 2020 foi um ano difícil, todos sabemos. Mas, mesmo em meio aos desafios que foram impostos a todo o mundo pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Ufes chega ao final de 2020 com um saldo positivo de ações realizadas para contribuir com o enfrentamento à COVID-19 e para cumprir sua missão na área do ensino, da pesquisa e da extensão.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Além das inúmeras pesquisas e dos projetos de extensão amplamente divulgados ao longo do ano, beneficiando comunidades da Grande Vitória e do interior do estado, foram realizadas várias outras ações para ordenar e dar suporte ao funcionamento da Ufes.

Entre as ações de gestão, a primeira foi a criação do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), ainda em março, com a finalidade de proporcionar orientação técnica quanto às ações do combate ao novo coronavírus e dar suporte às decisões administrativas. Coube ao COE elaborar um Plano de Biossegurança, com recomendações para a comunidade acadêmica da Ufes a fim de prevenir e mitigar os efeitos da COVID em seus membros e respectivos familiares, bem como em relação à sociedade em geral.

Já em abril foi criado o Grupo de Trabalho (GT) COVID-19, a fim de assessorar a Administração Central na elaboração de propostas de ações estratégicas para a gestão acadêmica e administrativa, frente à situação de prevenção e combate à pandemia, no que se refere ao período de isolamento social e replanejamento dos trabalhos dos técnicos e docentes, bem como à retomada das atividades de modo presencial, observando as diretrizes do COE.

Ainda naquele mês, também foi criada a Comissão de Apoio e Operacionalização das Ações de Combate à COVID-19 na Ufes, que articulou e orientou as iniciativas de prevenção e combate à pandemia que estavam sendo desenvolvidas na Universidade, culminando com a abertura de uma Chamada de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à COVID-19, com 33 projetos contemplados.

Outra iniciativa foi a criação do Grupo de Gerenciamento de Projeto (GGP), responsável por organizar e produzir os encaminhamentos operacionais decorrentes das diretrizes formuladas pelo COE-Ufes e pelo GT COVID-19, e das decisões administrativas tomadas a partir das decisões dos Conselhos Superiores. O GPP, que envolve membros do Gabinete da Reitoria, das pró-reitorias, das secretarias e das superintendências da Ufes, produziu o Projeto de Implantação do Plano de Contingência para a Retomada das Atividades Acadêmicas.

Ações de suporte

A implantação do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), solução possível para manter as atividades de ensino mesmo com o isolamento social, exigiu um esforço coletivo da comunidade universitária. Também foi necessário adotar medidas que envolveram reforços na infraestrutura de Tecnologia da Informação, como a adesão ao pacote Gsuite (via Rede Nacional de Pesquisa), e a criação de novos auxílios para o fornecimento de equipamentos e internet (inclusão e acessibilidade digital) para 5.105 estudantes. A regulamentação das atividades acadêmicas, a formação de professores para atuar nos ambientes virtuais com o apoio de bolsistas para o desenvolvimento das aulas remotas e o acolhimento psicossocial também foram ações adotadas para viabilizar a retomada do ensino.

Pensando no retorno parcialmente presencial (em sistema híbrido) quando possível, a Administração Central da Ufes também já está atuando na adaptação de espaços físicos, como as bibliotecas e os restaurantes universitários, e redimensionando contratos de serviço como o de limpeza.

Investimentos

Mesmo com a suspensão das atividades presenciais, a Universidade continuou sendo cuidada. Ao longo do ano, foram destinados R$ 17,7 milhões para a realização de despesas custeio, como manutenção predial e manutenção de rede elétrica, entre outras.

Em paralelo, foram investidos R$ 32,3 milhões de recursos de capital para a aquisição de equipamentos para laboratórios de diversos Centros de Ensino e  de acessibilidade, reforço da infraestrutura de Tecnologia da Informação e obras de infraestrutura.

O isolamento social também não impediu a realização de eventos on-line, como a Semana do Conhecimento, a retomada das atividades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Painel de Debates sobre Direitos Humanos, além de lives e webnários nas áreas de Cultura e Inclusão.

Com todas essas iniciativas e o empenho de toda a comunidade universitária, a Ufes encerra o ano de 2020 com a certeza de que fez o que era necessário e se prepara para o ano de 2021 determinada a continuar vencendo desafios e encontrar respostas possíveis para as demandas que surgirem.

Texto: Thereza Marinho