A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) reitera, diante de informações inverídicas e sem amparo científico que circulam nas redes sociais, sua posição em defesa do isolamento social como medida para preservar vidas e proteger a população contra a disseminação do novo coronavírus.
Lamentamos que o nome da Universidade seja usado para disseminar inverdades e tumultuar o já sensível processo de gestão de uma pandemia que ameaça a vida das pessoas e a economia de diversas nações. Conclamamos a comunidade universitária e a sociedade a continuarem atentas às diretrizes e às orientações emitidas pelas autoridades estaduais e municipais.
Todas as decisões da Ufes têm sido amparadas em fontes científicas que gozam de credibilidade e nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades estaduais e municipais. A decisão de realizar atividades da Universidade de forma remota, evitando a aglomeração das pessoas em seus campi, é uma evidência de que a Ufes se alinha às medidas de proteção da nossa comunidade interna e também da externa, contribuindo, assim, para evitar a expansão da COVID-19.
Administração Central